A retomada da emissão de vistos em 2021 e 2022 impulsionou as contratações, permitindo que trabalhadores nascidos no exterior preenchessem algumas lacunas na força de trabalho que persistiram em todos os setores e locais depois das paralisações causadas pela pandemia. Os imigrantes também atendem a uma necessidade de longo prazo: a reposição da força de trabalho, essencial para atender às demandas de mão de obra que acompanham o declínio da taxa de natalidade e o aumento do número de aposentados.
A taxa líquida de migração no ano que terminou em 1º de julho de 2023 foi a maior desde 2017. Os estrangeiros agora representam 18,6% da força de trabalho, e o Escritório de Orçamento do Congresso, projeta que, nos próximos dez anos, a imigração vai impedir uma redução drástica no contingente de trabalhadores americanos. Equilibrar as oportunidades e as pessoas que buscam emprego também é fundamental para moderar a inflação salarial e manter os preços sob controle.
Desde o início do ano fiscal de 2022, cerca de 116 mil pessoas chegaram aos EUA como refugiadas, status que inclui uma rede de reassentamento financiada pelo governo federal e qualificação imediata para o mercado de trabalho. Algumas centenas de milhares de imigrantes que chegaram da Ucrânia e do Afeganistão têm direito a benefícios semelhantes.
A necessidade de mão de obra geralmente é maior em outros lugares. Steve Snyder, agente de negócios da 157ª Divisão do Sindicato de Encanadores e Instaladores Hidráulicos, em Lafayette, Indiana, e presidente da Câmara Municipal, disse que seu sindicato está desesperado por novos membros, especialmente por causa das novas obras de infraestrutura na região.
Os imigrantes já trouxeram nova energia a pequenas e grandes cidades em declínio. Anuj Gupta dirige o Welcoming Center, organização sem fins lucrativos da Filadélfia fundada há 20 anos em um esforço para atrair imigrantes e assim reverter o declínio populacional.
O governo Biden adotou medidas para incorporar os imigrantes à força de trabalho, estendendo o status de proteção temporária aos venezuelanos que estavam nos Estados Unidos antes de 31 de julho de 2023, medida que abrange 472 mil pessoas. Também ampliou a concessão de visto humanitário para indivíduos provenientes de países em crise, incluindo Cuba, o Haiti e a Nicarágua.
Mas o processamento da documentação ainda é um gargalo significativo. O número de adultos que passam pela fronteira continua a superar o número de solicitações de permissão de trabalho recebidas pelo governo. Para quem não fala inglês, é difícil preenchê-las sem assistência jurídica, que é escassa, e muitas vezes exigem o pagamento de taxas e endereço fixo.
O Grupo de Caridade Católica da Arquidiocese de Nova York já ajudou milhares de pessoas com esse processo burocrático. A instituição também capacita imigrantes para funções específicas, como a de babá, e oferece o treinamento de segurança necessário para trabalhar na construção civil.
A cidade de New York não é o melhor lugar para procurar trabalho. A taxa de desemprego é de 5,4 por cento, significativamente superior à média nacional. Muitos cargos normalmente ocupados por imigrantes, como em hotéis e restaurantes, nunca se recuperaram totalmente da pandemia.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes