O Departamento Federal de Agricultura e o Departamento de Agricultura do Estado de New York relataram uma perigosa cepa de gripe aviária encontrada em um grupo de aves em uma casa de Long Island, levando a uma resposta urgente para conter a doença contagiosa.
Ambas as agências no sábado confirmaram testes positivos para a gripe aviária altamente patogênica no que descreveram como um pequeno bando não comercial de oito aves no condado de Suffolk. “As autoridades estaduais colocaram em quarentena as instalações afetadas e as propriedades vizinhas serão despovoadas de pássaros para evitar a propagação da doença. As aves do bando não entrarão no sistema alimentar”, disse o Serviço de Inspeção Sanitária Animal e Vegetal do USDA em comunicado.
Autoridades estaduais e federais também disseram que lançarão uma grande resposta de biossegurança, com testes e vigilância nas áreas vizinhas.
A doença é descrita como altamente contagiosa e muitas vezes fatal para galinhas e outras aves.
Infecções humanas com gripe aviária são raras e geralmente acompanhadas de exposição prolongada a aves doentes ou mortas, de acordo com o CDC, mas são principalmente fatais quando ocorrem.
Ainda não se sabe a partir da declaração federal qual é exatamente a cepa de gripe aviária identificada nas aves do condado de Suffolk, embora o USDA tenha dito esta semana que a cepa Eurasian H5 havia sido descoberta recentemente nos Estados Unidos, e o CDC disse que parece ser H5N1 especificamente. Até agora este ano, a gripe aviária foi encontrada em rebanhos comerciais em Indiana e Kentucky e em um rebanho de quintal na Virgínia. Também foi encontrado em aves selvagens em pelo menos nove estados. Não houve casos humanos até o momento, e o CDC disse esta semana que considera os recentes surtos de baixo risco para o público em geral.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes