
Os casos de infecção por bactérias carnívoras estão em forte crescimento nas águas da Flórida. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) alerta para o avanço do Vibrio vulnificus, uma bactéria mortal que prospera em águas costeiras quentes, especialmente em áreas salobras, onde rios e mar se encontram.
As infecções ocorrem quando a água contaminada entra em contato com cortes ou feridas abertas. Neste mês, o Departamento de Saúde da Flórida confirmou um caso no Condado de Flagler, elevando para 20 o número de infecções confirmadas apenas neste ano no estado.
Embora historicamente os registros se concentrassem na Costa do Golfo, dados do CDC apontam que entre 1988 e 2018 os casos na Costa Leste cresceram impressionantes 800%. A Flórida acompanha essa tendência: em 2024 foram contabilizadas 83 infecções, número recorde que representa um aumento de 560% em relação ao início da década de 1990.
O perigo é real e letal. Segundo o CDC, uma em cada cinco pessoas infectadas não sobrevive, mesmo com tratamento. O alerta reforça a importância de cuidados simples, como evitar entrar no mar com feridas expostas e procurar atendimento médico imediato diante de sintomas suspeitos.
Autoridades de saúde reforçam que o aumento dos casos está diretamente ligado ao aquecimento das águas costeiras, um fenômeno que favorece a proliferação da bactéria e exige atenção redobrada da população, especialmente durante o verão.
Confira o link original do post
Matéria original por Nossa Gente
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do site acima.