A Flórida revelou o seu mais novo centro de detenção para imigrantes, denominado Depósito de Deportação, enquanto enfrenta uma intensa disputa legal em torno da primeira instalação, conhecida como Alcatraz dos jacarés. Este novo centro está localizado em uma prisão estadual que temporariamente não está em funcionamento, a Instituição Correcional Baker, que atualmente abriga 117 imigrantes, com capacidade para acomodar até 1.500 pessoas, conforme informações do gabinete do governador Ron DeSantis.
A inauguração do Depósito de Deportação ocorreu um dia após um tribunal federal de apelações ter suspendido temporariamente uma ordem judicial que buscava o fechamento do Alcatraz dos Jacarés, situado nas profundezas dos pântanos dos Everglades. A nova instalação, cercada por uma alta muralha de arame, é composta por uma série de prédios térreos. Torres de vigilância estão posicionadas em pontos estratégicos ao redor do local.
Outros estados também implementaram estruturas semelhantes para ampliar a capacidade limitada em todo o país referente a centros de detenção de imigrantes. O Depósito de deportação é uma peça desse quebra-cabeça, parte de uma estratégia do governador DeSantis para expandir a capacidade de detenção do estado. Ele está intensificando os planos para a construção de um terceiro centro, que recebeu o nome de “Panhandle Pokey”, além de outra instalação em um centro de treinamento da Guarda Nacional chamado Camp Blanding.
Esses novos centros surgem em um contexto em que a administração federal tem pressionado as autoridades para que realizem pelo menos 3 mil detenções diárias, como parte de uma iniciativa mais ampla de deportação. Muitos dos imigrantes detidos até agora foram transferidos para a Baía de Guantánamo ou deportados para uma megaprision em El salvador. O anúncio do Depósito de Deportação, feito em agosto, surgiu em meio a um clamor crescente sobre as condições do Alcatraz dos Jacarés, que tem sido amplamente criticado pela forma como trata os detidos, confinando-os a ambientes de calor extremo, infestações de insetos e fornecendo alimentação insuficiente. Legisladores e representantes locais que inspecionaram as condições já solicitaram a imediata desativação desse centro.
Confira o link original do post
Matéria original por Brazilianpress
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do site acima.