A NSA (Agência de Segurança Nacional dos EUA) publicou guia de segurança para smartphones. Dentre as recomendações, uma bem simples chama a atenção: reinicie seu celular toda a semana. De acordo com a NSA, a reinicialização do dispositivo protege contra infecções de apps maliciosos.
Para manter a segurança do celular, a NSA recomenda que você reinicie semanalmente o dispositivo. Pode parecer simples, mas a prática evita acidentes com o celular, mantendo o usuário longe de apps maliciosos capazes de infectar celulares.
O diretor técnico da Direção de Capacidades da NSA, Neal Ziring, os ataques hackers em celulares acontecem através de múltiplas vulnerabilidades. Dessa forma, ao reiniciar o celular semanalmente, você prejudica a ação dos apps maliciosos e podem fazer com que eles precisem retornar ao ponto de partida. Além da recomendação “renicie seu celular”, a NSA também destacou outras recomendações para você continuar seguro ao utilizar o smartphone. Dentre elas temos: senhas fortes, biometria e desligar o bluetooth.
Dentre as recomendações da NSA temos a utilização de senhas fortes, com letras, números e caracteres especiais. Do mesmo modo, o serviço de segurança americano recomenda a utilização da biometria ou reconhecimento facial. O serviço também recomenda demais ações simples, tais como: Não se conectar em redes de Wi-Fi públicas, desligar o bluetooth quando não estiver em uso e apenas instalar apps de fontes oficiais.
Dentre outras recomendações, a NSA recomenda aos usuários a atualizarem sempre as configurações de segurança do smartphone. Companhias como Samsung e Apple lançam com regularidade atualizações de segurança. Lembre-se de sempre baixa-las, pois os updates de software aprimoram as defesas dos celulares contra novos malwares. Apesar de parecer simples e talvez até óbvio, é importante ressaltar que normalmente as pessoas esquecem dos cuidados básicos. Dessa forma, não esqueça e reinicie seu celular, mantenha o bluetooth desligado e tome os demais cuidados necessários. Para evitar problemas futuros, o principal e seguir as regras de segurança da NSA e diminuir as chances de ter de lidar com o aparelho infectado e o vazamento de dados.
// Fonte: NSA.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes