Nas últimas duas semanas, os advogados se reuniram no refeitório da Joint Base Cape Cod, tentando descobrir as opções legais para os cerca de 50 migrantes que foram levados do Texas para Martha’s Vineyard por ordem do governador da Flórida Ron DeSantis. Eles argumentam que as pessoas – que são em sua maioria venezuelanas – podem ter direito a um tipo de visto reservado para vítimas de um crime.
Solicitar um visto U pode ser uma das opções legais para os imigrantes, de acordo com vários advogados, porque eles foram levados para a remota ilha de Cape Cod sob falsos pretextos por pessoas que trabalham para DeSantis. “Nossa alegação é que esses indivíduos foram sequestrados e que há um certo argumento de que eles também são vítimas de um RICO – influência de extorsão e conspiração de corrupção”, disse Susan Church, uma das advogadas que representam os imigrantes pro bono.
O advogado de imigração Julio Henríquez disse que encontrou “confusão total” entre os viajantes quando chegou a Martha’s Vineyard. “Eles não entendiam como foram parar lá e por quê.” Os migrantes disseram que lhes foram prometidos empregos, moradia gratuita por três meses e foram informados de que um “benfeitor anônimo” queria ajudá-los, junto com fundações e igrejas que queriam permanecer anônimas. Eles receberam certificados de presente do McDonald’s e hospedagem em hotel no Texas antes da partida dos voos, mas os aviões não os levaram para onde foram inicialmente informados – lugares como Nova York, Oregon, Washington, DC e Missouri.
As pessoas que chegaram a Vineyard tinham “uma promessa muito clara de que conseguiriam todas essas coisas se concordassem em acompanhá-los neste voo”, disse Henríquez. DeSantis também contratou motoristas de ônibus para levá-los a um abrigo em Martha’s Vineyard assim que desembarcassem. ‘“Os motoristas de ônibus disseram a eles: ‘Saiam do ônibus e andem naquela direção. Está vendo aquele estacionamento ali? Eles vão levar você para lá. Então eles começaram a andar”, disse Henríquez. Aquele estacionamento pertencia à YMCA em Martha’s Vineyard, e ninguém sabia quem eram os migrantes ou os esperavam.
Alguns advogados estão chamando a situação de “tráfico de pessoas” e “sequestro” – palavras que têm peso legal no sistema de imigração. Nesta situação, as circunstâncias em que os migrantes foram trazidos para Massachusetts podem ser o que os ajuda a permanecer nos EUA O visto U é um status de imigração legal para não-cidadãos que sofreram abuso físico ou mental substancial por causa de uma atividade criminosa específica, ou aqueles que têm informações sobre uma atividade criminosa. Eles têm que ser úteis para qualquer aplicação da lei ou funcionários que investigam um crime.
“Se você está sofrendo de transtorno de estresse pós-traumático contínuo, de ser vitimizado, ou está sofrendo com o resultado do crime que lhe foi imposto, essa é a segunda vertente do U-Visa”, disse Rachel Self, uma advogado representando cinco dos imigrantes. Advogados de Direitos Civis e advogados de imigração pediram à procuradora-geral Maura Healey e à procuradora dos EUA Rachael Rollins na semana passada para abrir uma investigação criminal sobre as ações de DeSantis. Isso poderia representar uma oportunidade para os migrantes cooperarem e se qualificarem para um visto U, e fortaleceria o caso de que as ações de DeSantis eram de fato ilegais. O escritório de Healey está analisando informações relacionadas à situação e está em contato com parceiros federais e estaduais, de acordo com uma porta-voz. O escritório de Rollins não fez comentários.
“O objetivo do visto U é incentivar a cooperação com as autoridades policiais, porque, caso contrário, os imigrantes geralmente têm muito medo de sair das sombras para discutir crimes contra eles ou outras pessoas com a aplicação da lei”, disse Church. “Então, isso seria absolutamente uma ótima opção para um visto U.” Henríquez está preparando declarações juramentadas para os cinco imigrantes que representa no caso de Rollins e Healey prosseguirem com uma investigação criminal. A aplicação da lei precisaria assinar um formulário certificando que a pessoa foi vítima de um crime e cooperou na investigação desse crime, e enviar o formulário aos Serviços de Cidadania e Imigração dos EUA, que faz a determinação final.
Church disse que DeSantis enviou os migrantes para a jurisdição do Tribunal de Apelações do Primeiro Circuito, que considerou em um de seus casos que, se alguém tiver um pedido de visto U pendente, não poderá ser deportado até que esse pedido seja resolvido. Quando muitos dos migrantes chegaram pela primeira vez ao Texas, eles se apresentaram à Alfândega e Proteção de Fronteiras para pedir asilo, foram brevemente detidos e em liberdade condicional, o que significa que eles precisam fazer o check-in mais tarde na Imigração e Alfândega dos EUA. Seu status de imigração está pendente e eles podem permanecer legalmente nos EUA durante esse período – mas muitos tiveram check-ins do ICE agendados em escritórios em todo o país.
“’As maiores preocupações dos imigrantes eram ‘Eu tenho um check-in na segunda-feira em Utah. Tenho um check-in na terça-feira em Tacoma [Washington]. Como vou chegar lá?’”, disse Self. Os advogados trabalharam com o ICE para adiar essas datas enquanto os migrantes se aclimatavam ao novo ambiente na Joint Base Cape Cod . “Era muito, muito, muito, uma prioridade para nós dar-lhes continuidades dessas datas de check-in para que eles não recebessem uma ordem de remoção ou qualquer tipo de marca preta ou marca negativa em seu arquivo por não estarem presentes em um check-in”, disse ela. Os advogados da Lawyers for Civil Rights também estão entrando com uma ação civil contra DeSantis, que usou fundos de seu Departamento de Transportes para realocar os imigrantes.
Quando um imigrante é aprovado para um visto U, ele e seus familiares podem permanecer nos EUA legalmente por até quatro anos, com extensões potenciais, podem obter autorização para trabalhar e, posteriormente, tentar se tornar residentes permanentes solicitando um visto verde. cartão. Apesar do plano de batalha, os advogados dizem que não é certo dizer que o que aconteceu com os migrantes os beneficiará. Church disse que eles estão traumatizados e desconfiados das autoridades. “Realmente não foi um bom começo para sua entrada nos Estados Unidos, mas o plano [de DeSantis] sairá pela culatra no sentido de que não apenas certamente buscaremos agressivamente vistos U para todos esses indivíduos, mas também os encontramos a maioria deles obteve assistência jurídica gratuita”, disse ela.
A desvantagem de um visto U é a longa espera pela aprovação, e o pedido não vem com autorização automática de trabalho. Os advogados também podem buscar pedidos de asilo para clientes ao mesmo tempo que o solicitante do visto U, que vem com uma autorização de trabalho muito mais rápida. “Muitos deles têm medo de retornar ao seu país”, disse Henríquez. Estabelecer um medo credível é um dos princípios de um caso de asilo sólido. A situação atingiu um nervo particular para Henríquez – ele imigrou para os EUA da Venezuela em 2006. “É pessoal. É minha comunidade. A dor que sinto ao ver meu povo sendo tratado como peões em um golpe político. é irritante. É possível que eu não possa ficar sentado assistindo se tiver a oportunidade de ajudar”, disse ele. // Fonte: WGBH.ORG
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes