A administração Biden transformou seus três centros de detenção de famílias de migrantes em instalações para adultos solteiros, parecendo interromper por enquanto a prática de detenção de pais com seus filhos. A mudança ocorre no momento em que o Departamento de Segurança Interna usa cada vez mais alternativas à detenção, como monitores de tornozelo e visitas domiciliares, para rastrear pessoas liberadas para os EUA conforme seus casos de imigração avançam.
Os programas Alternatives to Detention da agência estão monitorando mais de 145.000 pessoas até este mês – uma quantidade quase o dobro em relação a dois anos atrás – de acordo com o Transactional Records Access Clearinghouse , um centro de pesquisa apartidário da Syracuse University.
A Immigration and Customs Enforcement supervisiona três instalações que mantêm pais com crianças: o South Texas Family Residential Center em Dilley, Texas; o Karnes County Family Residential Center perto de San Antonio; e o Berks County Residential Center na Pensilvânia. A instalação da Dilley, com capacidade para 2.400 pessoas, é a maior. Questionado sobre a mudança, um porta-voz do Departamento de Imigração e Alfândega disse em um e-mail que a agência faz mudanças operacionais “ágeis” em resposta à evolução das condições ao longo da fronteira sul.
“O ICE optou por mudar o uso das instalações da Dilley para se concentrar em adultos solteiros, de acordo com os objetivos do governo de lidar com a migração irregular e, ao mesmo tempo, apoiar um sistema de gestão de fronteiras que seja ordenado, seguro e humano”, escreveu o porta-voz. No início deste ano, o ICE transformou as instalações de Dilley e Karnes em “centros de recepção” de curto prazo com o objetivo de libertar famílias em três dias. Depois que a última família foi libertada de Berks em março, aquela instalação foi reaproveitada para abrigar mulheres migrantes . Karnes começou a deter homens adultos solteiros em novembro, de acordo com a organização sem fins lucrativos RAICES Texas, de serviços jurídicos.
Como candidato presidencial, Biden pediu o fim da detenção familiar, tweetando : “As crianças devem ser libertadas da detenção do ICE com seus pais imediatamente”. Defensores dos imigrantes há muito citou relatos de mau tratamento médico e sexual e violência física nessas instalações. Eles disseram que a mudança, relatada pela primeira vez por Axios , foi encorajadora, mas não chega a ser um verdadeiro fim para a detenção familiar. Silky Shah, diretor executivo da Detention Watch Network, disse que a administração Biden deveria implementar uma política oficial para acabar com a prática de detenção de famílias que fecharia permanentemente essas instalações sem convertê-las em centros de detenção de adultos. Ela observou que o presidente Obama também parou de deter pais com filhos no Centro Residencial T. Don Hutto, no Texas, durante seu primeiro ano no cargo, antes de expandir a detenção de familiares em outras instalações em 2014.
“Na ausência de um fim oficial da política, o governo Biden está deixando a porta aberta para reacender a detenção familiar no futuro”, disse ela em um comunicado. Os EUA mantinham 22.000 imigrantes presos em 5 de dezembro, uma redução de 30.000 em relação a junho, de acordo com o TRAC, com os imigrantes sendo detidos por períodos mais curtos de tempo. Três quartos dos detidos não têm ficha criminal. Os agentes de fronteira continuam a mandar de volta milhares de famílias na fronteira sob as políticas da era Trump que forçam alguns migrantes a “Permanecer no México” enquanto seus casos são processados e evitam que muitos outros busquem asilo de acordo com um estatuto de saúde relacionado à pandemia denominado Título 42.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes