As opiniões expressas pelos colaboradores do Empreendedor são próprias.
Se eles próprios não foram submetidos a este exercício, a maioria dos fundadores já ouviu falar do tropo clássico da incubadora: olhe para a esquerda, olhe para a direita , e apenas um de vocês chegará ao mercado com sucesso. No que diz respeito aos clichês, é bastante preciso – mas aprendi que na verdade é estranhamente otimista. Afinal, apenas 10% das startups duram o suficiente para se sustentarem com lucros reais acima de seus custos iniciais.
Felizmente, sabemos mais agora sobre o que derruba as startups do que sabíamos no início da era empreendedora. Um estudo de 101 falhas de startups mostrou que 42% dessas falhas de lançamento foram devido à ausência de necessidade do mercado. Mesmo uma startup com fundadores experientes, mentores generosos e reservas de capital disponíveis falhará se o mercado em que está entrando não encontrar espaço para o produto ou serviço que está oferecendo.
Para para o bem e para o mal, não falta necessidade no mercado pós-Covid. Surgiram novos problemas que exigem novas soluções, e as equipes recém-chegadas ao mercado estão na melhor posição para serem ágeis e inventivas na produção de respostas relevantes para as perguntas mais prementes que a pandemia deixou para trás.
Tirar uma ideia da prancheta e colocá-la no mercado requer um verdadeiro começo, uma direção clara e, o mais importante, uma grande equipe. Abaixo estão algumas práticas que observei entre os fundadores que passaram a fazer parte dos 10% de empreendimentos que prosperam.
Relacionado: 5 Deve -Haves for Entrepreneurs and their Startups to be Successful
O teste de mercado pessoal
Alguns dos grandes pensadores disseram que se sua explicação não funcionar com uma criança de 6 anos, seu trabalho não chegou ao fim. Pode não ser verdade que todos os novos produtos e serviços precisam ser compreensíveis para um aluno da primeira série, mas vale a pena testar a descrição mínima viável de uma ideia inicial sobre a qual um empreendimento completo será construído. Idealmente, deve ser fácil de capturar e entender. Paul Graham, do YC Combinator, disse que as idéias “orgânicas” extraídas diretamente do material da vida são muitas vezes as que vão mais longe. Os fundadores devem manter suas ideias enraizadas em suas experiências diretas e testar suas ideias em torno de confidentes, mentores, familiares e amigos confiáveis.
Conheça seu vizinho
Com uma compreensão clara do seu posicionamento no mercado, o período de estudo começa. Os fundadores precisam ser bem versados na história e no estado atual das coisas em seu nicho de mercado. Compreender onde outras equipes tiveram sucesso e falharam é um conhecimento gratuito, e responder efetivamente a potenciais investidores ou mentores exigirá uma compreensão básica do que está acontecendo em seu setor ao redor.
Contrate como a SpaceX (e comece pequeno)
Elon Musk fez recentemente duas declarações sobre contratação que considero poderosas. A primeira foi uma admissão de que a SpaceX sempre procura por excepcionalidade demonstrável entre seus candidatos.
Os fundadores de tecnologia devem refletir criticamente sobre sua própria lista de requisitos para seus candidatos e saber que podem encontrar sucesso fora do normas de procura de certas experiências de carreira ou graus específicos. Como você está permitindo que seus primeiros contratados defendam seu caso? Que linguagem eles usam para transmitir sua adequação ao cargo ou sua crença em sua missão maior? Musk também admitiu em uma entrevista que às vezes se concentra demais no poder do cérebro e não o suficiente no ajuste da personalidade; os primeiros fundadores podem assumir sua liderança e garantir que estejam atentos a ambos.
Related: Você tem o que é preciso para se juntar à equipe de Elon Musk? Sua resposta a esta pergunta e outras 12 dos líderes mais influentes do mundo revelarão seu potencial (ou a falta dele)
Esqueça o dinheiro
Existe uma condição crônica que afeta todos os fundadores e os faz subestimar a quantidade de capital que eles realmente precisam para solucionar problemas de uma empresa que está surgindo . O cérebro parece ter um interruptor que faz com que novas equipes se acovardem diante de grandes números e reduzam sua solicitação inicial de captação de recursos, seja pelo medo de diluir o patrimônio interno ou pela tarefa compreensivelmente assustadora de impulsionar um empreendimento que vale milhões da noite para o dia. A verdade é que será preciso mais do que a maioria das pessoas poderia imaginar para fazer uma empresa decolar e mantê-la segura antes que ela comece a obter lucros que excedam seus custos. Sempre peça mais do que o número que lhe pareça confortável.
Abra as cortinas
Com um ideia testada, visão esclarecida do setor, equipe bem formada e excesso de capital, é hora de fazer sua voz ser ouvida em seu setor. A maioria dos fundadores tem uma tendência a atrasar esse estágio, mas nunca é cedo demais para começar. Cumprimente colegas e concorrentes em seu espaço, apresente sua equipe ao mundo corporativo mais amplo, seja claro sobre sua missão e convide colaboradores do setor ou candidatos em potencial que possam querer se juntar à sua equipe. Fale abertamente sobre a necessidade que você está tentando resolver, o que o torna diferente e onde você pode precisar de ajuda.
Nada disso requer qualquer divulgação indevida de planos de negócios ou segredos da empresa, mas adotar uma abordagem colaborativa para o ecossistema econômico do qual você está se esforçando para fazer parte é um primeiro passo importante para se tornar uma força do setor. Acredito que a vontade de tomar medidas como essas, mais do que qualquer brilhantismo inerente, mudará essas probabilidades de 10% a seu favor.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes
Esse post foi traduzido automaticamente e pode conter erros.