A barreira do idioma estrangeiro é o que acaba afastando muitas pessoas de realizarem o sonho de conhecer diferentes países ao redor do globo.
Mas afinal, há um melhor jeito de lidar com as diferenças idiomáticas que nos deparamos? A resposta é sim e aqui você verá o que pode ser feito para que a diferença de idioma não seja um empecilho que te impeça de viajar e conhecer culturas diferentes.
É comum que quando se pensa em viajar para um país diferente, com um idioma totalmente novo, se sinta um frio na barriga, afinal, a experiência comunicativa, parte fundamental do relacionamento humano, estará prejudicada.
Mas é possível impedir que esse medo te paralise e até mesmo te impeça de viajar como comumente acaba ocorrendo. Veja aqui como superar a barreira do idioma estrangeiro.
Leia também: Como vencer a barreira da língua em viagens ao exterior
A barreira do idioma estrangeiro pode ser vencida
Se você tem tempo para conhecer o idioma falado no país para o qual está viajando, essa sem sombra de dúvidas acaba sendo a dica mais importante. Ou seja, a dica mais importante é que você invista em conhecer mais o idioma e passe a dominá-lo melhor.
Caso não haja assim tanto tempo, foque no conhecimento instrumental do referido idioma, por exemplo, vamos imaginar que a viagem a ser feita consiste em conhecer um país de idioma russo.
Foque em conhecer o russo instrumental. Em outras palavras, você não vai aprender a concordância do verbo imperfeito russo. Mas como solicitar serviços e correlatos facilmente ao falar com alguém pessoalmente ou por telefone.
Outra dica interessante que pode ajudar é investir em situações que você sabe que vivenciará na viagem. Como, por exemplo, treinar pedir um café, jantar, ou serviço de qualquer natureza.
Leia também: como é a vida de um blogger viajante?
Se você não tem tempo…
Caso você não tenha tempo de conhecer melhor o idioma do país sobre o qual está com a viagem programada, uma opção que pode quebrar o galho e te tirar do sufoco são os aplicativos de tradução instantânea.
Há aplicativos que realizam a tradução instantânea a partir de fotos, que pode ser uma dica interessante quando você precisa entender, por exemplo, uma placa de localização. E outros que realizam a tradução em tempo real da fala do seu interlocutor.
Esse método também acaba sendo bem interessante. Mas claro que não supera o primeiro. Caso você tenha oportunidade de conhecer o idioma, sobretudo porque demanda de boa internet para que a tradução ocorra em tempo real, de maneira rápida.
Há também aplicativos que além de traduzir o que o interlocutor fala para você faz o inverso. Ele traduz o que você fala para ele de modo que a comunicação entre ambos se torne possível.
O importante é que você não tenha medo e nem mesmo deixe de viajar pela barreira do idioma estrangeiro. Você não é o único a viajar sem conhecimento do idioma do país de destino e nem será o último.
Vale mencionar que você pode tentar se comunicar através de gestos e outros recursos disponíveis. O mais relevante é que você realize a viagem.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes