As opiniões expressas pelos colaboradores Empreendedor são próprias.
Eu acredito que você tem um propósito de vida – todos nós temos. Uma vez que não há outro indivíduo no planeta exatamente como você que tenha a combinação exata de natureza e criação, parece óbvio e lógico que você deve ser capaz de fornecer algum valor que ninguém mais é capaz de fornecer. Esse valor único é o seu propósito de vida, o presente que só você pode oferecer ao mundo e está intrinsecamente ligado a quem você é como indivíduo.
Comecei minha carreira profissional como um espólio- advogado de planejamento, que trabalhou com os super-ricos e os ajudou a planejar sua morte, evitando pagar tantos impostos quanto possível. Diz-se que a morte e os impostos são as duas únicas certezas da vida.
Engraçado, porque acredito que a vida e o propósito são igualmente inevitáveis.
Enquanto muitos acreditam que dinheiro e morte são dois assuntos tabu que as famílias não gostam de discutir, ainda mais tabu em minha experiência são conversas sobre o significado da vida ou o propósito de vida de alguém. Não consigo pensar em nada mais importante do que encontrar o propósito de vida de alguém. Acredito tanto em sua importância que troquei meu chapéu de planejamento imobiliário há alguns anos para construir um negócio que ajude as pessoas a descobrirem seu propósito de vida e a projetar uma vida que garanta sua realização. Passei a maior parte da minha vida e da minha carreira profissional refletindo sobre essa mesma questão e fazendo a seguinte pergunta: O que significa propósito de vida e, mais importante, como encontrá-lo e cumpri-lo?
Tem Foi uma longa jornada para chegar a este ponto, e aqui está o que aprendi até agora ao longo do caminho.
1. Seu propósito de vida é maior do que qualquer problema ou circunstância solucionável.
Seu propósito de vida não pode ser resolver um problema específico ou baseado em alguma circunstância que poderia não existir mais. Caso contrário, seu propósito pode terminar enquanto você estiver vivo e então sua vida não terá mais um propósito ou significado. Por exemplo, alguns podem acreditar que encontrar a cura para o câncer é o propósito de sua vida. Encontrar a cura para o câncer pode incorporar seu propósito de vida e ser uma grande conquista ao longo de sua jornada, mas seu propósito de vida é maior e está além do câncer. O mesmo se aplica a ser médico ou cientista. Ninguém “nasceu para ser” médico ou cientista, mas seu propósito de vida pode ser cumprido por meio dessa profissão, pelo menos por algum tempo. É importante compreender a diferença entre o propósito de sua vida e as oportunidades que o cumprem, porque as circunstâncias e oportunidades de vida mudarão com o tempo. Isso não significa, entretanto, que seu propósito deixe de existir.
Relacionado: Poder com Propósito: Os Quatro Pilares da Liderança
2. Seu propósito de vida é uma jornada, não um destino.
Seu propósito de vida não é algo que você possa definir hoje, nem é algo que você conhecerá ou realizará plenamente durante sua vida . Apenas em retrospecto, quando sua vida terminar, teremos o quadro completo para poder olhar para trás e dizer: “Isso é o que a vida daquela pessoa significava”. Se não somos capazes de saber com antecedência qual é o nosso propósito de vida, como vivemos em busca de cumpri-lo? Como planejamos nossa vida e fazemos as melhores escolhas que nos levarão ao cumprimento de nosso propósito de vida? A resposta é que trabalhamos com as peças do quebra-cabeça que possuímos e seguimos as pistas da vida. As demais lições são peças do quebra-cabeça que todos nós possuímos e podemos usar.
3. Use seus pontos fortes.
Não somos capazes de ser tudo para todas as pessoas. Você nasceu com certos talentos e habilidades naturais – use-os. Desenvolva seus talentos naturais em habilidades, estudando, exercitando e praticando esses talentos. Não há nada de errado em tentar aprender coisas novas, mas a probabilidade é que você tenha nascido com as habilidades necessárias para cumprir seu propósito de vida.
4. Persiga suas paixões.
Por alguma razão, todos nós nos apaixonamos por certas coisas na vida. Para viver o propósito de sua vida, você deve estar completamente imerso em tudo o que é, o que significa que deve ser algo pelo qual você tem paixão. Caso contrário, você estará condenado a fazer algo que no final das contas o deixará infeliz e ressentido; nesse caso, será impossível ter um desempenho no nível mais alto. Seu propósito não pode ser algo que você vai se ressentir ou resistir a fazer, o que leva ao meu próximo ponto.
5. Faça o que te faz feliz.
Viver o propósito de sua vida, sem dúvida, lhe trará alegria e uma sensação de realização pessoal. Se você está infeliz em sua vida ou se sente incompleto, então não está vivendo seu propósito, puro e simples. Pergunte a uma sala cheia de pessoas qual é o significado da vida e a maioria das respostas voltará para a felicidade. A Psicologia Positiva – o estudo da felicidade ou bem-estar – atribui cinco elementos ao bem-estar: sentimentos positivos, engajamento, relacionamentos, significado (ou propósito) e realizações (comumente referido pela sigla “PERMA”). Cada um desses elementos é alcançado naturalmente e aumentado quando você se compromete a viver em busca de seu propósito de vida.
Relacionado: Ativismo de marca: Transformando seu Objetivo em ação
6. Vá onde você for necessário.
A oportunidade é a pista mais reveladora para viver o propósito de sua vida. Afinal, um propósito deve ser atendido. Há uma necessidade de você preencher que você deve descobrir. Infelizmente, você não consegue decidir onde é mais necessário. As oportunidades que você tem na vida são como o mundo diz onde você é necessário. O truque é ter certeza de escolher as oportunidades que melhor se alinham com seus talentos, habilidades e paixões. A oportunidade é complicada porque muitas vezes você deve instigá-la. Em outras palavras, algumas portas exigem que você bata (e às vezes mais de uma vez) antes de perceber que estão abertas. No entanto, se essa porta finalmente se abre, é necessário que alguém o deixe entrar – cuja decisão final está sempre além do seu controle.
7. Concentre-se no que você pode controlar.
Se há uma lição que vivi repetidamente em minha vida, é que há apenas uma coisa que você pode controlar: você mesmo. Não importa o quanto você tente, não importa o quanto suas ações possam ser baseadas em resultados pretendidos ou esperados, você absolutamente não pode controlar os resultados de suas ações. Tudo o que podemos fazer na vida é envidar nossos melhores esforços. Isso significa cultivar sua mente, corpo e espírito para atingir seu maior potencial e sempre agir com a melhor das intenções. O caminho para viver o seu propósito é pavimentado com boas intenções e auto-aperfeiçoamento contínuo.
8. Abrace a sua criatividade.
Todos nós somos capazes de produzir algo que seja original e valioso para o mundo. Esses dois componentes – originalidade e valor – constituem a definição de criatividade. Por natureza, você é original e valioso para este mundo. Isso significa que você está caminhando, falando sobre criatividade e é hora de você começar a abraçar esse fato. Não estou falando sobre ser artístico, que é uma forma de criatividade. Estou falando sobre explorar as lentes únicas através das quais você vê o mundo e o valor que sua perspectiva pode agregar. É claro que, quando você se concentra em cultivar seus talentos e mergulha naquilo que o apaixona, a criatividade vem com facilidade.
9. Ouça sua musa.
Você não escolhe seu propósito na vida mais do que escolhe suas idéias. O processo criativo sempre me fascinou porque parece tão involuntário. Você não escolhe criar algo; você é compelido a criar algo. Quer se trate de uma melodia, pintura, invenção ou ideia de negócio, a ideia parece vir de algum lugar mágico que parece tão parte de você quanto se separa. É como olhar em um espelho e, de repente, seu reflexo está lhe dizendo para dizer ou fazer algo. Eu chamo isso de sua musa porque é sua fonte de inspiração.
Conheça sua musa. Tente identificar o que sua musa está dizendo através de você, o que está expressando e o que significa. Mais importante ainda, quando sua musa falar, ouça. Nem sei dizer quantas vezes tive de parar o carro para anotar uma ideia que acabei de me ocorrer. São momentos importantes. Preste muita atenção.
Relacionado: Procurando uma ideia de negócio? Comece com seu objetivo
Confira o link original do publicar
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes
Esse post foi traduzido automaticamente e pode conter erros.