As opiniões expressas pelos colaboradores do Empreendedor são próprias.
Em nossa vida, estamos constantemente regulando nossa saúde emocional, espiritual, intelectual, física, ambiental, financeira, ocupacional e social. Essas oito dimensões regulam nosso funcionamento, e qualquer pessoa pode experimentar deficiências em sua saúde quando não são equilibradas e bem administradas. O impacto disso afeta nossa capacidade de alcançar o sucesso ideal e alcançar nossos objetivos gerais de vida.
Como psicoterapeuta especializado em saúde mental e tratamento de abuso de substâncias por muitos anos em vários ambientes, tive muita experiência pessoal aconselhando clientes sobre as desvantagens, efeitos colaterais e resultados negativos que estão relacionados aos seus estilos de vida e medicamentos psicotrópicos tradicionais ou “big pharma”. Aprendi que a maioria dos tratamentos de saúde mental ocidentalizados não vem sem o custo de vários outros desagrados. Muitas vezes, os tratamentos modernos de saúde mental e nossa sociedade moderna nos ensinam que precisamos de soluções breves e imediatas para nossa saúde. No entanto, essa ideia carece de abordar as questões centrais e as transformações naturais que apoiam e sustentam estados positivos de saúde mental e bem-estar.
A cura da saúde mental e a saúde ideal começam com as maneiras naturais de cuidar de si mesmo e gerenciar sua vida diária dentro das oito dimensões do bem-estar. As soluções integrativas naturais de estilo de vida criam comportamentos sustentados que permitem que você gerencie melhor sua saúde e evite muitas armadilhas e condições de saúde.
As seguintes recomendações são formas naturais que você pode desenvolver e manter um estado positivo de bem-estar.
1. Alimentação à base de plantas
As últimas décadas de revelação das indústrias de alimentos e agricultura trouxeram um foco nos benefícios a longo prazo da alimentação à base de plantas. Comer à base de plantas significa comer alimentos naturais, não refinados e não processados. Isso inclui alimentos que vêm de plantas e sementes, grãos integrais, nozes, feijões e legumes. Para nossa saúde mental, a alimentação baseada em vegetais afeta o complexo ecossistema de bactérias e microrganismos em nosso trato gastrointestinal. Através da comunicação com os hormônios e nervos no cérebro, o trato gastrointestinal ou “intestino” afeta nossos níveis de estresse e bem-estar emocional e transmite isso para nossos cérebros.
Criando um “intestino interno” saudável ” ambiente, seu corpo comunica esse estado saudável de ser ao seu cérebro e vice-versa. Quando nossa saúde gastrointestinal não é ótima, isso se traduz na força e no estado de nossa saúde mental. Se seu “intestino” estiver infeliz, sua saúde mental também não estará muito longe. Comer plantas e vegetais consome menos energia de seus sistemas internos para digerir, processar e filtrar. Isso afeta seu humor e níveis de energia.
2. Exercícios leves, moderados e de alta intensidade com moderação
A atividade física não apenas faz você se sentir bem fisicamente, mas também melhora o funcionamento da sua saúde mental. O exercício regular melhora a saúde mental, reduzindo a ansiedade, a depressão, o humor negativo e melhorando a autoestima e o funcionamento cognitivo. Quando você se exercita, está aumentando a circulação sanguínea em seu cérebro e influenciando o eixo hipotálamo-hipófise-adrenal (HPA) do cérebro a se comunicar com várias regiões do cérebro. Essa comunicação positiva de “sentir-se bem” controla várias emoções e o funcionamento da memória.
Quando você se exercita por 30 minutos ou mais, pelo menos três vezes por semana, você pode esperar os seguintes benefícios para a saúde mental: melhora do sono, alívio do estresse, melhor resistência, melhora do humor, aumento energia e resistência, um aumento no estado de alerta mental e perda de peso. Como isso soa para aumentar a saúde mental?
3. Estabelecendo limites
Os limites são os limites que estabelecemos para nós mesmos – sejam psicológicos, emocionais ou físicos – que protegem nossa saúde e bem-estar. Os limites estabelecem nossa identidade e apoiam nosso autocuidado. Quando nossos limites precisam ser melhorados ou são inexistentes, podemos esperar déficits na maneira como nos sentimos e funcionamos.
Relacionado: Oito Estratégias para Melhorar o Bem-Estar no Local de Trabalho
4. Praticando a gratidão e usando a psicologia positiva
A gratidão é uma expressão interior consciente, ideia e emoção onde reconhecemos resultados positivos, apesar de quaisquer outros fatores, e nos sentimos gratos. A gratidão é uma prática autodirigida que usa a positividade para se expressar interior e exteriormente. Ao praticar e manifestar um estado consciente de gratidão, naturalmente aumentamos nossa felicidade. Quando praticamos a gratidão, também estamos usando habilidades de psicologia positiva para desviar nossa atenção interior de emoções negativas, pensamentos e armadilhas cognitivas que levam a problemas de saúde mental.
5. Praticando a atenção plena
A atenção plena é uma prática mente-corpo que induz o estado de estar presente despertando a consciência do que está acontecendo, dentro de você e ao seu redor. Esta técnica consciente promove a aceitação e compreensão de nossos sentimentos, pensamentos e sensações corporais, não importa quais sejam. Ao focar e desenvolver habilidades que o ajudam a entender e aceitar seu eu interior, você promove um estado de paz mental que promove o foco no que realmente está acontecendo em tempo real. A arte da atenção plena é uma prática holística que tem sido usada por muitos, muitos séculos. Bem-Estar Mental
6. Seja socialmente ativo
O isolamento social é uma forma insalubre e indesejada de estar sozinho. Quando você experimenta isso, pode sofrer de solidão, depressão, ansiedade severa e baixa auto-estima. A saúde mental e a saúde física estão interligadas, de modo que o isolamento social também pode levar a sintomas físicos, como insônia, comprometimento das funções imunológicas, saúde cardiovascular e funcionamento cognitivo. A solidão e as deficiências nas relações sociais levam a um maior risco de doença cardíaca coronária, acidente vascular cerebral e demência em adultos maduros.
Para combater esses problemas de saúde, evite o isolamento social persistente, encontrando maneiras de se manter socialmente ativo. Ao manter o envolvimento em atividades sociais e interações sociais positivas e agradáveis, você pode estabilizar e melhorar seu humor e evitar muitos riscos à saúde. Para aqueles que estão em distanciamento social e não podem estar fisicamente entre outros, o uso de tecnologias como videochamadas, telefonemas, e-mails, textos e mídias sociais pode ajudar a mantê-lo conectado e a se sentir menos sozinho.
7. Gerenciando o estresse
O estresse é uma onda de substâncias químicas cerebrais hormonais em todo o corpo que experimentamos após pressões e demandas situacionais. Lidar com o estresse é uma parte frequente da vida e mais intensa em momentos de ameaça ou perigo percebido. O estresse persistente de longo prazo pode ser prejudicial e levar à depressão, ansiedade, problemas de sono, problemas de abuso de substâncias e sintomas físicos, como dor física, tensão muscular, pressão alta, dores de cabeça, problemas gastrointestinais, sistema imunológico enfraquecido, dificuldade em conceber, problemas cardiovasculares doença e acidente vascular cerebral.
Você pode lidar melhor com o estresse priorizando, organizando e delegando tarefas, bem como buscando apoio.
8. Peça ajuda quando precisar
Nossa saúde mental afeta todos os aspectos de nossa saúde e funcionamento. Quando você está lutando com seu bem-estar, entrar em contato com um profissional de saúde mental pode ajudá-lo a lidar melhor com tempos difíceis. Com muitas linhas de ajuda de saúde mental e linhas diretas de crise disponíveis hoje, a ajuda só poderia estar a uma ligação de distância. Após o boom tecnológico, a tecnologia de telessaúde facilita o acesso a um terapeuta remotamente a partir do conforto de sua casa, veículo ou consultório particular. Os requisitos para acessar os serviços de telessaúde incluem ter um endereço de e-mail e um smartphone, tablet ou computador com câmera.
Os métodos naturais de gerenciamento de saúde mental são apenas algumas das muitas maneiras pelas quais você pode naturalmente gerencie sua saúde mental. Com consistência, você pode esperar experimentar o bem-estar ideal e estar um passo mais perto de viver uma vida feliz e saudável.
Relacionado: Benefícios de um Programa de Bem-Estar Corporativo
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes
Esse post foi traduzido automaticamente e pode conter erros.