Empreendedores experientes conhecem o poder da perseverança. Só que nem todos o praticam de forma consistente.
Felizmente, a perseverança não é uma habilidade inata ou que só pode ser aprendida na infância. Todos têm potencial para alcançar uma “mentalidade de perseverança” e equipar-se com as ferramentas para persegui-la.
Esteja você desanimado por um recente revés nos negócios ou apenas procurando aumentar sua resiliência em tempos incertos, essas seis lições o ajudarão a enfrentar e superar quaisquer desafios que sua jornada empreendedora traga.
1. Procure feedback honesto de pessoas em quem você confia
A dúvida é o arquiinimigo da perseverança. Mas às vezes a dúvida é justificada – um sinal de que você pode estar levando seu negócio para o caminho errado. Os fundadores experientes sabem que é importante reconhecer essa pequena voz e perguntar se ela tem razão.
Na verdade, isso é um sinal de ousadia e determinação, diz Colin Hodge, fundador do popular aplicativo de namoro, DOWN. Hodge inicialmente teve algumas dúvidas sobre a capacidade de sua startup de obter usuários e investimentos suficientes, e é por isso que ele aconselha os empreendedores a “Fazer perguntas difíceis com coragem sobre a viabilidade de sua startup”.
Isso levará os empreendedores a buscar aconselhamento externo de especialistas confiáveis para obter uma visão não filtrada da situação de seus negócios.
Esse tipo de vulnerabilidade mais tarde levou Hodge a uma conversa com empreendedores de outras startups que foi “Revigorantemente honesta, engraçada e crua”. Idealmente, um advogado externo confiável não terá tanto medo de lhe dar um amor difícil (ou más notícias), porque eles se preocupam com seu sucesso, não tanto com seus sentimentos. Às vezes pode ser difícil ouvir, mas sua empresa ficará mais forte com isso e você será um empreendedor melhor a longo prazo.
2. Estabeleça metas ambiciosas, mas administráveis
Outro inimigo da perseverança é a sobrecarga. Todo empreendedor é puxado em várias direções ao mesmo tempo, mas os grandes priorizam e equilibram essas forças concorrentes a serviço de objetivos de longo prazo.
Definir metas que você alcançará — que você pode alcançar — é a chave aqui. Segundo especialistas da University of Eastern Washington, as melhores metas são:
- Uma mistura de curto e longo prazo, mas sempre com prazos bem definidos
- Metas que motivam você a alcançá-las
- Flexível, para que você possa ajustar conforme necessário
- Escrito e afixado em algum lugar que você possa ver (como na parede do escritório, em um calendário digital ou ferramenta de produtividade ou em qualquer outro lugar que faça sentido) (*) Além disso, as metas atingíveis são “SMART”:
Específicas, o que significa que as declarações de metas incluem “quem, o quê, quando, onde, por que e como”
- Mensuráveis, o que significa que você pode demonstrar objetivamente que a meta foi alcançada foram alcançados
- Atingíveis, o que significa que são razoáveis para serem alcançados por conta própria (ou como parte de uma equipe) com muito trabalho
- Relevantes, o que significa que estão alinhados com seus objetivos de longo prazo
- Baseados no tempo, o que significa que ter um “prazo” definido
- As metas SMART podem ser ambiciosas, mas como você pode ver, elas também devem ser
alcançáveis . E você deve se recompensar por alcançá-los ou atingir marcos ao longo do caminho.3. Tenha um Plano Quinquenal
Relacionado ao estabelecimento de metas, a perseverança requer pensamento estratégico de longo prazo. Como pode levar anos para construir um negócio estável e bem-sucedido, isso é especialmente importante para os empreendedores.
É por isso que muitos obedecem a planos abrangentes de longo prazo que estabelecem a missão e os objetivos gerais da empresa, juntamente com instruções táticas para alcançá-los. Cinco anos é uma boa duração de plano, mas você pode optar por um horizonte de tempo mais curto ou mais longo, se preferir. O mais importante é definir um plano abrangente, mas acionável, pelo qual você possa se responsabilizar.
4. Quebre projetos complicados em tarefas menores que você pode fazer de uma só vez
A vida tende a atrapalhar. Mesmo as metas mais SMART e os planos de longo prazo mais abrangentes podem falhar quando há muitas demandas de seu tempo e atenção (ou de sua equipe).
A solução é dividir projetos mais longos ou complicados em tarefas menores que você pode fazer de uma só vez. Isso soa como Produtividade 101, mas muitos empreendedores acham difícil seguir em meio a todo o caos que acompanha a construção e a administração de um negócio.
Incorpore esses “planos de tarefas” em suas declarações de metas e responsabilize-se por alcançá-los. E dê a si mesmo recompensas menores ao concluí-las com sucesso.
5. Aceite a incerteza
A incerteza econômica global está afetando setores tão diversos quanto construção e
segurança cibernética neste momento. Alguns dizem que os desafios macro enfrentados pelos empreendedores não têm precedentes, mas sejamos honestos: a incerteza e a instabilidade são fatos da vida. Empreendedores de sucesso reconhecem a incerteza e perseveram em meio a ela. Na verdade, eles fazem mais do que reconhecer a incerteza. Eles o abraçam. Eles reconhecem que uma certa quantidade de caos é inevitável na vida e nos negócios. Eles incorporam esse reconhecimento em seus planos de negócios, metas e trabalho diário. Embora não seja o ideal, não há maneira de contornar isso – a única maneira é passar.
6. Contrate pessoas que queiram estar lá
Empreendedores de sucesso não perseveram sozinhos. A pura força de vontade leva você longe até que não o faça mais, e esse ponto de inflexão geralmente ocorre mais cedo no ciclo de crescimento do que os líderes iniciantes esperam.
A solução é contratar pessoas que acreditem no que você está construindo e vejam seu trabalho como mais do que apenas mais um emprego.
“As pessoas buscam um propósito em suas vidas – e isso inclui o trabalho”, diz
o analista do Gartner, Jordan Turner . “Quanto mais um empregador limita as coisas que criam esse senso de propósito, menos provável é que os funcionários permaneçam em seus cargos.”Não basta contratar funcionários com atitudes positivas e vontade de assumir mais responsabilidades. Eles podem ser agradáveis e ambiciosos, mas isso não significa que eles se importam tanto com o que você está construindo quanto você. Você precisa encontrar pessoas que
compartilhem sua paixão e obtenham sua adesão para o que vem a seguir. Qual é o próximo?
Você está construindo algo que espera que dure mais que você, ou pelo menos seu papel na liderança. E isso vai levar anos, se não décadas. Você encontrará muitas lombadas (e coisas piores) ao longo do caminho.
A pergunta que você deve se fazer é: Como vou reagir a esses desafios? Vou jogar minhas mãos para cima ou vou seguir em frente e perseverar?
Estas diretrizes irão ajudá-lo a fazer o último. Mas é sua responsabilidade seguir adiante.
O post 6 Lições de Perseverança Para Todo Empreendedor apareceu primeiro no Calendário.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes
Esse post foi traduzido automaticamente e pode conter erros.