As opiniões expressas pelos colaboradores do Empreendedor são próprias.
Os últimos dois anos mostraram um grande aumento na quantidade de dinheiro alocado para marketing digital e comunicação, o que criou desafios para profissionais de marketing de nível sênior que não foram capazes de acompanhar os tempos de mudança. A velocidade com que as novas técnicas de publicidade digital, marketing de mídia social e SEO estão crescendo e mudando é mais rápida do que nunca.
Pessoas que trabalham em marketing e comunicação há vinte anos ou mais precisam verificar suas habilidades e conhecimentos. Não deixe que as práticas que você aprendeu há uma década se tornem uma fraqueza enquanto você luta para ser ouvido em uma comunidade eletrônica que se aproxima de quatro bilhões de usuários.
Marketing em 2010
Lembra do MySpace? Amigo? Essas eram apenas algumas plataformas sociais que estavam “fora” em 2010. Facebook e Twitter estavam em ascensão e o YouTube estava criando estrelas de videogame. O Google AdWords estava sendo usado por alguns, mas o mundo da publicidade Pay-Per-Click (PPC) ainda estava em desenvolvimento.
Em 2010, aconselhamos nossos clientes a criar páginas no Facebook e Twitter contas se se sentissem à vontade para fazê-lo. Algumas empresas de marca individual e pessoas nas artes não se sentiam à vontade para “se expor” em um livro de imagens global gigante ou se comunicar em 140 caracteres ou menos.
Apenas postar regularmente foi considerado eficaz em plataformas sociais. O Facebook era algumas vezes por semana e o Twitter era de três a cinco vezes por semana. Que diferença dez anos fazem.
Quando 2020 deu uma virada imprevisível, decidi que era uma oportunidade para descobrir o que há de atual em marketing digital me matriculando em um programa de mestrado na escola de negócios. Aqui estão algumas coisas que aprendi sobre como o digital afetou o marketing na década de 2020.
Relacionado: Por que tantos empreendedores não sabem Seu ROI de Marketing Digital
Funções de trabalho e equipes em um mundo digital
1. As funções mudaram para que haja mais demandas dos departamentos de marketing para compartilhar parte de seu trabalho com as equipes de relações públicas e vice-versa. Quando eu trabalhava em um ambiente corporativo, havia uma divisão clara entre marketing, relações públicas e design. Separe esses componentes-chave hoje e será difícil conseguir qualquer coisa.
2. O marketing digital e o design thinking criaram oportunidades para as empresas realizarem reuniões de estratégia e prepararem planos para o lançamento de novos produtos de forma mais ponderada. Agora, deveria ser uma prática padrão ter representantes de todos os departamentos em uma sala. Traga seus post-its em várias cores para acompanhar todas as grandes ideias que sua equipe diversificada irá conceber.
3. É preciso uma aldeia para lançar um produto. Quando comecei, a maioria dos departamentos de marketing tinha designers, redatores, planejadores de anúncios e pesquisadores. Uma equipe de marketing digital precisa de redatores para conteúdo de formato longo e redatores. Você precisa de uma pessoa de marketing de mecanismos de busca, web designers (que entendem de otimização de mecanismos de busca), analistas para extrair dados das mídias sociais e plataformas da web, pesquisadores, pessoas de relações públicas para gerenciar mensagens e a marca, agendadores de conteúdo, monitores sociais em tempo real que envolver em tempo real, designers e produtores que podem editar vídeo e áudio.
Relacionado: Vale a pena um diploma de marketing na década de 2020?
Planejamento consistente e rápido crescimento
4. Decidir sobre um plano e cumpri-lo até que você tenha a chance de ver como ele está funcionando. Muitas vezes, vejo profissionais de marketing digital mudarem de tática e direção porque um cliente ou gerente expressa preocupação ou tem uma nova ideia. Sem um plano e alguns dados sobre o progresso para revisar, o marketing digital é como jogar uma toupeira.
5. O crescimento é ótimo se for sustentável. Existem novos negócios que decolam rapidamente e geram bons lucros nos primeiros cinco anos. Isso é especialmente verdadeiro em um ambiente de marketing onde o boca-a-boca ocorre em segundos. No entanto, se você não tiver um plano de marketing para o longo prazo, não continuará indo bem. Por mais rápido que você possa crescer, há uma dúzia de outros produtos logo atrás de você que estão pesquisando e planejando seu ataque.
Há muito para saber sobre marketing digital e pouco tempo para aprender. É um momento emocionante no campo de marketing e comunicação, mas o aprendizado contínuo é fundamental para ser eficaz.
Related: 9 Public-Relations e Tendências de Marketing Digital para 2022
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes
Esse post foi traduzido automaticamente e pode conter erros.