As opiniões expressas pelos colaboradores do Entrepreneur são próprias.
As fusões e aquisições (F&A) têm se tornado cada vez mais populares entre as grandes corporações como estratégia de negócios. No entanto, pequenas e médias empresas podem hesitar em se envolver em fusões e aquisições devido às complexidades e riscos envolvidos. Isso não deveria ser necessariamente o caso.
M&A refere-se ao processo de combinação de duas ou mais empresas para formar uma nova entidade, ou para que uma empresa incorpore outra. É verdade que M&A carrega riscos inerentes e o processo pode ser intrincado, mas em muitos casos, os benefícios superam em muito esses obstáculos. M&A pode ser um movimento estratégico para grandes e pequenas empresas que buscam expandir suas operações comerciais, obter uma vantagem competitiva ou entrar em novos mercados.
Ao longo da minha carreira, concluí mais de 20 negócios bem-sucedidos — M&A é uma estratégia que tenho empregado repetidamente. Essas aquisições aceleraram nosso crescimento, nos permitiram expandir para novos setores e mercados, e nos proporcionaram novos conhecimentos, tecnologias e aumentaram os serviços que podemos oferecer aos nossos clientes.
Aqui estão cinco razões pelas quais eu acho que as pequenas e médias empresas devem considerar M&A como uma estratégia de crescimento.
Relacionado: O ajuste cultural pode fazer ou quebrar um negócio de M&A
1. Novos mercados e clientes
M&A pode fornecer acesso a novos mercados e novos clientes. A aquisição de clientes pode custar caro, tanto em tempo quanto em recursos, mas a aquisição de uma empresa geralmente vem com clientes estabelecidos que já estão familiarizados com os produtos e serviços oferecidos. Isso pode ser especialmente útil para expandir geograficamente ou para novos setores.
Por exemplo, uma empresa de software especializada em ferramentas de gestão de vendas pode adquirir uma empresa de software de gestão de projetos para ter acesso a um novo mercado. É um grande benefício se a empresa adquirida tiver uma base de clientes estabelecida em uma região geográfica ou setor diferente, o que pode ajudar a empresa adquirente a expandir seu alcance e diversificar suas ofertas.
Além disso, a aquisição de uma empresa em um mercado diferente pode proporcionar uma presença física e um ponto de apoio ali.
2. Redução de custos
Existem economias de custos e economias de escala significativas que podem ser alcançadas por meio de M&A. Ao se fundir com outra empresa e combinar recursos e operações, eles podem eliminar redundâncias, agilizar processos e se beneficiar de sinergias — como custos indiretos compartilhados, despesas administrativas reduzidas e maior poder de compra.
Isso pode aumentar a lucratividade, o que é vital para empresas menores com recursos limitados. Além disso, ao alavancar os pontos fortes e os recursos de ambas as organizações, a empresa pode criar um modelo de negócios mais eficiente e eficaz.
3. Diversidade de produtos e serviços
Ao adquirir um negócio que oferece produtos ou serviços complementares, uma empresa pode expandir suas ofertas e potencialmente explorar novos fluxos de receita.
Por exemplo, uma empresa que vende materiais de escritório pode adquirir uma empresa de serviços gráficos. Ao oferecer uma solução mais abrangente, a empresa pode se diferenciar de seus concorrentes e também pode oferecer oportunidades de cross-selling e up-selling.
Nesse mesmo exemplo, a empresa de materiais de escritório pode promover seus serviços de impressão para sua base de clientes existente e vice-versa, ajudando a aumentar as vendas e a retenção de clientes.
Relacionado: Estratégias bem-sucedidas de fusões e aquisições para startups
4. Aquisição de talentos
Uma aquisição pode criar uma oportunidade de subir de nível ou adicionar talentos em toda a organização com funcionários altamente qualificados.
Com a equipe de ambas as organizações combinadas em uma, a organização mesclada pode se beneficiar de uma força de trabalho mais diversificada e qualificada. Além disso, a empresa pode adquirir novos conhecimentos.
Por exemplo, uma agência de marketing pode adquirir uma empresa de otimização de mecanismo de busca para aumentar suas capacidades de marketing digital. O acesso a novas tecnologias ou conhecimentos pode ajudar a impulsionar a inovação e o crescimento.
Relacionado: 7 Estratégias para Conquistar Fusões e Aquisições
5. Estratégia de saída
Finalmente, M&A pode fornecer um caminho para uma saída ou um evento de liquidez para empresários ou investidores. Os fundadores ou proprietários de empresas que desejam se aposentar ou se aventurar em outras oportunidades de negócios podem vender sua empresa e sair do mercado.
Vender para uma organização maior pode fornecer não apenas uma saída lucrativa para eles, mas também pode ajudar a garantir que sua empresa e funcionários continuem e cresçam. Além disso, M&A pode fornecer eventos de liquidez para investidores e acionistas, liberando valor e proporcionando retorno sobre o investimento.
As pequenas e médias empresas podem se beneficiar significativamente de fusões e aquisições como uma poderosa estratégia de crescimento, assim como as grandes empresas. E embora todas as atividades de M&A tragam riscos que precisam ser cuidadosamente considerados, há benefícios significativos.
Pode ser complexo, mas o parceiro certo pode ajudá-lo a navegar no processo. Ao adotar a abordagem e a estratégia corretas, as fusões e aquisições podem ser uma oportunidade revolucionária para empresas de qualquer tamanho levarem seus negócios para o próximo nível.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes
Esse post foi traduzido automaticamente e pode conter erros.