https://produtivamente.com.br/media/2022/05/9037-5-maneiras-essenciais-para-liderar-a-mudanca-1024×1024.jpeg 1024 1024 Dev Dev https://secure.gravatar.com/avatar/6b58a4d03e2a2ba33ecd4dbb3dcbb121?s=96&d=mm&r=g
A mudança é inevitável, mas isso não significa que será sempre fácil. Os seres humanos são resilientes, mas também são resistentes à mudança. Estamos conectados dessa maneira, e é por isso que a mudança pode ser tão intimidante, assustadora e desafiadora.
Nossos cérebros são plásticos, maleáveis e férteis para aprender rapidamente grandes quantidades de informações quando é jovem. Mas à medida que aprendemos o certo do errado, o bem do mal e a segurança do medo, nossos cérebros começam a estabelecer caminhos que reforçam essas mudanças para uma tomada de decisão mais rápida e eficiência cognitiva. A mente subconsciente memoriza esses gatilhos ambientais e sociais e conecta esses caminhos às camadas fundamentais de nosso software.
Nesses estágios iniciais de desenvolvimento, o cérebro pode mudar, crescer e se adaptar rapidamente a qualquer ambiente. Mas isso é para melhor e para pior.
Crescer em um lar estressante ou problemático pode ensinar você a ter certas crenças sobre pais, sociedade, relacionamentos e dinheiro que podem não estar enraizadas na realidade . Estabelecer essas primeiras experiências pode moldar nossas perspectivas e hábitos mais tarde na vida, causando uma série de problemas e resultados potenciais que podem moldar a trajetória da capacidade de um indivíduo de ganhar dinheiro, criar relacionamentos saudáveis ou realizar metas.
Liderar a mudança é possível
Mas nem tudo está perdido. A mudança pode ser uma das coisas mais gratificantes que acontecem a uma pessoa, especialmente quando essa mudança é intencional, guiada e direcionada para um objetivo ou conquista. Pode ser ainda mais transformadora quando fornecida por um colega respeitado que lidera intencionalmente a mudança por meio de exercícios de formação de equipe, experimentação e liderança servidora.
Os líderes de amanhã devem ser capazes de facilitar a mudança com suas equipes e colegas por causa do mundo em rápida mudança ao nosso redor.
Independentemente de suas experiências de infância, estamos todos travando uma batalha difícil porque nossos cérebros não foram projetados abertos a mudanças—eles foram projetados para segurança. O cérebro humano está programado para nos manter seguros e protegidos, com a esperança de nos dar uma chance maior de permanecermos vivos, propagar nossa linhagem genética e nos permitir criar nossos descendentes.
Enquanto isso pode ser uma abordagem simplista, é a dura verdade. A mudança nem sempre fez parte dessa equação, e é por isso que ela pode nos causar angústia e tensão significativas quando estamos ativamente perseguindo ou passando por ela.
Se realmente queremos liderar a mudança, devemos procurar mudar o cérebro. E para mudar o cérebro, existem alguns princípios orientadores que precisamos utilizar. Abaixo estão cinco maneiras essenciais para liderar a mudança.
⌄ Role para baixo para continuar lendo o artigo ⌄
⌄ Role para baixo para continuar lendo o artigo ⌄
1. Liderar pelo exemplo
As ações sempre falarão mais alto que as palavras, e esta é a melhor maneira de facilitar a mudança porque capacita outros a participar. criaturas sociais — sempre fomos e sempre seremos.
Quando alguém em sua equipe passa por uma transição, faz uma mudança positiva em sua vida ou adquire uma nova paixão por algo, é infeccioso. As pessoas se consomem com a mudança e começam a iniciar a mudança por conta própria. Isso ajuda a facilitar a liderança da mudança porque mostra aos outros que, se você pode fazer isso, eles também podem.
De muitas maneiras, precisamos ver os outros fazerem algo antes de termos o suficiente confiança para fazê-lo nós mesmos. Tome a milha de quatro minutos como exemplo.
Antes de 6 de maio, 1954, nenhum humano jamais havia quebrado o tempo de milha de quatro minutos, e durante esse tempo, pensava-se que era física e fisiologicamente impossível de fazer.
Ainda , Roger Bannister, uma estrela do atletismo universitário e estudante em Oxford, quebrou a milha de quatro minutos em condições meteorológicas ruins e ventos laterais consideráveis. E enquanto este foi um feito incrível por si só, o seguinte é ainda mais notável.
Em dois anos, nove outras pessoas quebraram a barreira dos quatro minutos. Então, o que mudou, você pode perguntar?
Sua psicologia e expectativas do que eles eram capazes de realizar.
Ver é acreditar. E quando você lidera pelo exemplo, você acaba liderando a mudança. Você fornece a crença nos outros de que eles podem fazer a mesma coisa. Isso é liderança autêntica.
2. Conheça seu pessoal onde eles estão
É desafiador conhecer alguém onde eles não estão. Na verdade, é impossível. Este é um dos componentes mais comumente negligenciados para liderar a mudança porque é muito simples.
⌄ Role para baixo para continuar lendo o artigo ⌄
⌄ Role para baixo para continuar lendo o artigo ⌄
Encontrar seu pessoal onde eles estão é imperativo para a mudança porque cria uma base sólida para trabalhar.
Pedir a um colega ou amigo para mudar ou se comportar em um maneira estrangeira parecerá negligente e distante, fazendo com que se sintam estressados, ansiosos e sobrecarregados pela lacuna que separa onde estão e onde estão sendo solicitados a se encontrar.
Essa dissonância pode apresentar de muitas maneiras diferentes na sala de reuniões e em casa, variando de ansiedade a depressão e desconexão, eventualmente levando a mudanças na comunicação, contato e até hábitos de trabalho.
Quando você pode conhecer alguém onde ele está, você o encontra onde ele está confortável. Como a mudança é desconfortável, começar em um local seguro pode criar uma trajetória de melhora significativa em um curto período, pois a pessoa se sente segura para assumir riscos e fazer uma mudança. Essa segurança psicológica é imprescindível para criar mudanças e adotar novos hábitos.
O próximo sempre que você se encontrar liderando a mudança, certifique-se de seguir os passos de outra pessoa para garantir que você a encontre onde ela está.
3. Fornecer Segurança Psicológica e Emocional
Se as ações falam mais alto do que palavras e conhecer as pessoas onde elas estão é a base da mudança, então fornecer segurança e um lugar seguro para a mudança é o roteiro para uma mudança bem-sucedida. Nossos cérebros são programados para responder negativamente às mudanças porque nos tiram da nossa zona de conforto e desafiam a capacidade do nosso cérebro de prever o que acontecerá a seguir.
Em momentos de incerteza, nossos cérebros desencadeiam respostas de estresse que diminuem nossa capacidade de processamento cognitivo para permitir que nos preparemos para um resultado de “luta, fuga ou congelamento”. Infelizmente, nenhuma dessas opções é benéfica porque tira nossa largura de banda de pensamento crítico e leva a más decisões, que podem se agravar com o tempo e afetar significativamente o resultado final.
Ao criar um ambiente que facilita e encoraja cometer erros e estar aberto a mudanças, as pessoas podem começar a se engajar em comportamentos que mudarão seus resultados.
Este é um grande problema com líderes que microgerenciar seus membros de equipe e colegas. Eles criam um ambiente de medo e estresse, que muda a cultura da empresa e altera a capacidade intelectual da empresa. Como resultado, os resultados finais de uma empresa são determinados pelas decisões diárias e pela capacidade de seus funcionários estarem abertos a mudanças.
⌄ Role para baixo para continuar lendo o artigo ⌄
⌄ Role para baixo para continuar lendo o artigo ⌄
Dê a sua equipe a liberdade de cometer erros e aprender com o processo. Liderar a mudança não precisa ser difícil.
4. Facilitar estados de “fluxo” de produtividade
O trabalho de Mihaly Csikszentmihalyi sobre estados de fluxo de consciência descobriu que aqueles que se envolvem em um estado de fluxo podem aumentar as percepções de um indivíduo de sentindo maior prazer, energia e envolvimento com seu trabalho. Este é o estado de espírito ideal pelo qual todos devemos lutar em nossas vidas pessoais e profissionais.
Alcançar um estado de espírito de fluxo de grupo é a melhor maneira de liderar a mudança porque cria um ambiente de produtividade, realização e realização máxima. E a melhor parte disso é que as pessoas também se sentem bem enquanto estão fazendo isso!
Quando os indivíduos encontram esses estados de fluxo de produtividade, eles estão ativamente imersos em o trabalho deles e facilitar a mudança bem diante de seus olhos.
E os benefícios de estar em um estado de fluxo são impressionantes:
Aumento da regulação emocional
Maior prazer e realização
Maior felicidade e engajamento
Níveis mais altos de aprendizado e desenvolvimento de habilidades
Como alguém focado em liderar mudanças, esta é a meca do crescimento e da produtividade ideais.
Quando os líderes cultivam ambientes que facilitam o fluxo, o trabalho árduo se torna fácil, as tarefas complexas se transformam em projetos factíveis e as taxas de satisfação disparam. Os estados de fluxo são o fator final para liderar a mudança porque fornecem feedback imediato, uma sensação de realização e melhores resultados.
5. Seja paciente e aberto a dar/receber conselhos
A mudança não acontece em um instante, e pode levar tempo para encontrar a dose correta de mudança para ver os resultados que estamos procurando, mas isso não significa que o processo pode ser apressado ou acelerado.
A mudança pode ser assustadora, mas também pode ser viciante. Por exemplo, encontrar a taxa, o ritmo e o sentimento corretos para liderar a mudança é uma forma de arte em si, e é por isso que existem tantas opiniões sobre o assunto.
⌄ Role para baixo para continuar lendo o artigo ⌄
⌄ Role para baixo para continuar lendo o artigo ⌄
Quando os líderes exercem paciência com seus colegas, eles fornecem suporte adicional e mostram a eles que não há problema em seguir seu próprio ritmo. Infelizmente, o processo de liderar a mudança não é linear, então os líderes precisam definir expectativas realistas para seus colegas de equipe e estar abertos ao feedback.
Líderes que pedem conselhos, não feedback, reforçam segurança, permitindo que colegas e colegas se sintam seguros para cometer erros, fazer perguntas e desafiar a si mesmos sem se preocupar com as repercussões do fracasso. Quando os indivíduos têm a oportunidade de fornecer informações, eles se sentem mais alinhados com os objetivos da equipe e da empresa, aumentando sua disposição de colocar mais esforço e energia em projetos e tarefas finalizadas.
Mas este ciclo é uma via de mão dupla. Os membros de sua equipe precisam de seus conselhos para melhorar seus esforços e permanecer alinhados com as metas gerais. O conselho não precisa ser uma crítica dura, mas deve reforçar as metas de curto e longo prazo para que seu povo possa ficar de olho no prêmio sem perder a floresta por entre as árvores.
Com o atual estado de incerteza dentro das empresas e negócios, os esforços devem ser alinhados para eliminar o máximo de incerteza e estresse possível para manter as pessoas fora de um estado de espírito de “luta, fuga ou congelamento”.
Estamos todos juntos nisso
Líderes criam futuros líderes. E quando você está liderando a mudança, você ficará surpreso ao ver quem se esforça para ajudá-lo a facilitar essa mudança.
Grandes líderes têm efeitos cascata em toda a empresa que criam mudanças na dinâmica e cultura da empresa, razão pela qual as métricas e os pontos de dados nem sempre podem acompanhar seus resultados.
A comunidade está no centro da liderança da mudança porque uma empresa é a soma de seu pessoal. Quem disse que “negócio não é pessoal” claramente não entendeu negócios porque é pessoal. Envolve construir relacionamentos e confiança e facilitar o crescimento em vários aspectos de uma empresa.
Liderar a mudança não precisa ser difícil quando você está focado em usar as ferramentas e táticas certas para criar isto. Pode ser uma das coisas mais gratificantes que um líder pode fazer, e é por isso que precisamos de mais pessoas buscando isso ativamente!
917847A mudança é inevitável
, e quando você entende como facilitar mudando o cérebro, pode ser fácil.
⌄ Role para baixo para continuar lendo o artigo ⌄
⌄ Role para baixo para continuar lendo o artigo ⌄
Crédito da foto em destaque: Hannah Busing via unsplash.com
Fonte, dados e informações originais podem ser encontrados aqui
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes