Deixou para última hora? Então veja essas cinco dicas fundamentais para você arrasar e ir bem na prova mais importante do ano, o Enem.
No próximo domingo (5) começa o Exame Nacional do Ensino Médio para quem sonha em fazer um curso superior. Para uma prova mais tranquila, especialista lembram que é preciso saber administrar o tempo. Nada de ficar preso naquela questão mega difícil: pula e bora para a próxima!
A prova é bem maçante, então tudo tem que ser bem calculado. Outra dica é assinalar as questões “puladas”. Um x ou um asterisco podem te ajudar a identificar que aquela questão ainda não foi feita. Veja outras dicas importantes abaixo.
Enem 2023
No próximo domingo, dia 5, as escolas de todo o Brasil vão ficar lotadas de estudantes atrás de um sonho.
O primeiro dia da prova fica reservado a Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Geografia, História, Sociologia e Filosofia. Cuidado para não perder pontos.
Ao todo, serão 90 questões que utilizam o modelo Teoria de Resposta ao Item (TRI). Com esse método, os alunos que acertarem questões mais difíceis, mas errarem as fáceis, perdem ponto por não terem “coerência”.
A prova é cercada de macetes e conhecê-los é muito importante para não se dar mal.
O ideal seria ter dado uma olhada nos livros antes, né? Mas se você deixou para última hora saiba veja o que fazer.
As 5 dicas fundamentais para fazer uma boa prova!
- Comece pelas questões fáceis: leia a prova com calma e na primeira olhada, busque pelas questões fáceis. Na 2ª leitura, procuro resolver aquelas questões que te deixaram com alguma dúvida pontual. Por fim, faça as questões longas ou com assuntos com maior grau de dificuldade;
- Assinale as “puladas”: se você seguir a dica acima, você não vai resolver toda a prova de uma vez só. Assim, tudo que você pular precisa ser assinalado, ou você pode acabar se perdendo. Um x ou até mesmo um rabisco na questão pode ajudar a se localizar para a próxima leitura;
- Intercale entre perguntas e a redação: a prova te deixa livre mas uma ótima dica é intercalar entre as questões e a redação. Para a prova não te deixar cansado logo, tenta alternar entre as duas. Resolve as pergunta fáceis, depois deixe um esquema da redação pronto, retome às questões e por fim passe a redação a limpo;
- Administre seu tempo: fique de olho no relógio, ele é seu amigo, não faça dele um inimigo! Reserve no máximo 1 hora e meia para escrever a redação. Procure nas questões objetivas da prova alguns assuntos que podem ajudar a deixar seu texto mais bacana;
- Divida o tempo por etapas: pense que a prova tem três ciclos, redação, linguagens e ciências humanas. Use as 5 horas e meia que você tem entre eles. Caso o aluno opte para usar 90 minutos para o texto, terá mais 2 horas para cada área do conhecimento entre as objetivas. É uma boa sacada, não é?
Leia mais notícia boa
- Gil do Vigor dá aulão e prepara jovens para o Enem; Provas neste domingo
- Enem 2023: saem os locais de provas. Veja como consultar
- Enem está chegando; professores dão 6 dicas de atualidades para a prova
O que levar?
Outro fator importante é estar atento ao que levar no dia da prova.
Leve apenas
- O RG ou documento oficial com foto,
- Caneta esferográfica transparente com tinta na cor preta (muito importante levar duas, vai que uma falha?).
Alimentação durante a prova
Para o lanche, leve alimentos que vão dar energia como chocolates, castanhas e barrinhas de cereal.
Lembre-se também de usar roupas e sapatos confortáveis.
Estamos aqui, torcendo por você, faça uma ótima prova!!
Com informações de G1.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes