À medida que seu bebê se transforma em uma criança e, em seguida, sua criança se aproxima do jardim de infância, isso pode evocar muita emoção. Mamadeiras e fraldas são substituídas por joelhos esfolados e aventuras. Parece que da noite para o dia, seu doce bebê parece uma criança completa. Você pesquisou e encontrou as melhores maneiras de manter seu bebê feliz, saudável e crescendo. Agora é hora de preparar seu filho de 5 anos para o jardim de infância.
Você pode fazer muitas atividades de aprendizado para ajudar a preparar seus filhos para o jardim de infância. Muitos deles também levam alguns minutos por dia e são cruciais para o seu desenvolvimento. De uma programação à gentileza de ler e aprender, essas atividades são fáceis para o seu filho de 4 a 5 anos de idade entender. Continue lendo para aprender mais maneiras de ajudar seu filho a se preparar para a escola. Há até uma dica bônus para grandes emoções sobre a transição para você e seu filho.
1. Cumprindo um Horário
Quando as aulas começarem, seu filho terá que se levantar e se arrumar no mesmo horário de segunda a sexta. Muitas brigas e lágrimas são derramadas pela manhã tentando sair pela porta. Comece a praticar cedo e siga um cronograma para que não seja uma surpresa quando as aulas começarem. Defina uma hora de dormir consistente e uma rotina todas as noites. Por exemplo, tome banho, escove os dentes, coloque pijamas, leia e vá para a cama às 20h todas as noites.
2. Praticando Letras, Números e Palavras
Trabalhar com seu filho em atividades educativas os prepara para o sucesso na sala de aula. Isso lhes dá uma vantagem no reconhecimento de alguns elementos-chave aos quais serão expostos no jardim de infância. Pratique a contagem e o reconhecimento de números. Pratique letras e palavras visuais. Use flashcards ou quadro-negro e cavalete em casa. Você pode até começar escrevendo o nome deles para que eles conheçam essa palavra primeiro.
3. Ler todos os dias
Como você já está trabalhando diariamente, adicione leitura à lista. Ler todos os dias é, na verdade, uma das coisas mais importantes que você pode fazer por meio de uma atividade de aprendizado. Isso ajuda a promover o amor pela leitura por meio da conexão porque você está modelando como algo que você faz e gosta. Ouvir histórias, olhar para as palavras e ver as imagens correspondentes também fortalece as habilidades de linguagem e alfabetização de seu filho. As histórias também podem ajudar as crianças a aprender comportamentos apropriados para diferentes situações por meio de seus personagens favoritos.
4. Identificação de cores
Parte do desenvolvimento da primeira infância de seu filho é ser capaz de identificar cores. Comece identificando casualmente as cores em uma conversa normal com seu filho. Pode ser tão simples quanto frases como: ‘Você quer usar seus sapatos roxos ou amarelos hoje?’ Enquanto você os segura, seu filho pode apontar para eles. Eles vão começar a associar a cor ao objeto. Você pode fazer isso com muitas coisas em seu ambiente.
5. Trabalhando em quebra-cabeças e blocos
Desligue o tablet, limite as telas e faça as crianças trabalharem com diversão tátil. Quebra-cabeças, blocos de construção e até mesmo legos ajudam seu filho a desenvolver suas habilidades lógicas. Eles aprendem por tentativa e erro como as peças se encaixam. Blocos classificadores de formas e quebra-cabeças ajudam seu filho a começar a aprender formas e também ajudam na percepção espacial. Ajude-os a identificar seus nomes enquanto você joga também.
6. Aprendendo a Regulação Emocional
Ajude seus filhos a aprenderem a regulação emocional. Essa é uma habilidade amplamente modelada também, portanto, trabalhe também em sua própria regulação emocional. Ajude-os a trabalhar no uso de estratégias de enfrentamento saudáveis para grandes sentimentos. Você pode ensiná-los a falar sobre seus sentimentos e mostrar que eles são válidos. Trabalhe a empatia e como tratar os outros com bondade também.
7. Ganhando independência
Parte de ir para o jardim de infância é se tornar uma criança grande. Eles estão fazendo cada vez mais coisas por conta própria, separados de você. Trabalhe com eles para ganhar independência. Capacitá-los para se alimentarem sozinhos na hora do almoço e usarem o banheiro sozinhos é um começo. Confiar a eles mais tarefas também ajudará a aumentar sua confiança na escola.
8. Desenvolvendo habilidades de autocuidado
Assim como na conquista da independência, trabalhe com seus filhos no desenvolvimento de habilidades de autocuidado e hábitos saudáveis. Uma boa higiene faz parte disso. Duas grandes coisas são lavar as mãos depois de ir ao banheiro e não enfiar o dedo no nariz. Cobrir a boca ao tossir também é importante. Como parte de sua rotina, escovar os dentes e aprender a tomar banho sozinho também são boas habilidades.
9. Assumir responsabilidades
Aprender a assumir responsabilidades é uma grande habilidade para a vida. Na verdade, é aquela que vai se construindo ao longo da vida. Se seu filho tiver problemas, ensine-o a reconhecer o erro. A responsabilidade se estende além disso também; ensine-os que são responsáveis por suas ações e palavras. Ser gentil e fazer o que você diz que fará são coisas muito grandes nas quais os pequenos podem trabalhar. Eles também podem ser responsáveis por suas coisas e controlar seus próprios sapatos e mochilas.
10. Conhecendo seu número de telefone
Uma maneira de preparar seu filho para o sucesso é garantir que ele saiba os nomes verdadeiros da mamãe e do papai. Em caso de emergência, saber o próprio nome e o de seus pais pode ser útil para os responsáveis. Trabalhe com eles na memorização de um de seus números de telefone também. Dessa forma, eles podem dizer a um adulto de confiança que precisam entrar em contato com você. Você também pode colocar suas informações de contato e nome dentro da mochila para obter ajuda extra. Deixe-os saber que está lá, caso um professor ou motorista de ônibus também precise.
11. Reconhecer e nomear as partes do corpo
Como pai, você nunca quer pensar em danos aos seus filhos. Um pouco de prevenção pode ajudar em situações potencialmente nefastas, no entanto. Ensine a seus filhos os nomes apropriados para as partes do corpo para ajudá-lo a saber quando algo dói. Isso é importante quando eles choram depois de cair do balanço. E também é importante ao estabelecer limites nas partes do corpo e no toque apropriado.
12. Reconhecer a mudança
A mudança é difícil tanto para os pequenos quanto para os grandes. Não basta levar seu filho para a escola e dizer que está tudo bem. Eles podem ter grandes sentimentos sobre a mudança – emoção, medo e tristeza são coisas válidas para se sentir. Deixe-os saber que você também está tendo grandes sentimentos sobre o crescimento de seu bebê. Ver a mamãe e o papai terem vários sentimentos ao mesmo tempo e processar as mudanças também os ajuda a saber como fazê-lo.
Enquanto seu grande aluno do jardim de infância fica na sua frente, flashes deles como um bebê provavelmente inundam seu cérebro. O velho ditado, os dias são longos, mas os anos são curtos, é tão verdadeiro. Aproveite o tempo que você tem antes do início das aulas para prepará-los para o sucesso. Mesmo que seu filho esteja começando a escola no outono, você pode começar a trabalhar nas habilidades deste artigo. E se seu filho é um bebê, você pode começar agora.
Afinal, aprender demais não existe. Faça dessas atividades uma prioridade. A maioria deles leva alguns minutos por dia e pode fazer uma grande mudança em seu desenvolvimento e maturidade. Ajude seu filho a começar a escola com o pé direito. A escola quer que seu filho seja feliz e saudável e continue crescendo e aprendendo como você.
Crédito da imagem em destaque: Foto de Alexander Dummer; Pexels; Obrigado!
O post 12 atividades de aprendizado para preparar seu filho para o jardim de infância apareceu primeiro no Calendário.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes
Esse post foi traduzido automaticamente e pode conter erros.