As opiniões expressas pelos colaboradores do Empreendedor são próprias.
Quer você esteja dando a palestra na sua Alma Mater ou liderando sua ligação semanal de coaching em grupo, falar é uma habilidade que todo líder utilizará de uma só vez ou outro. Saber como apresentar um argumento ou tecer um conto de advertência em etapas acionáveis que inspiram, motivam ou educam o público não é apenas uma habilidade valiosa – também pode ser lucrativo.
Para se posicionar como uma força dominante em seu setor e avançar em sua carreira/negócios, apresentar-se como palestrante é uma estratégia de crescimento lucrativa. De acordo com um estudo da Harvard Business Review, palestrantes com “prova social” podem ganhar até US$ 20 mil por um discurso. Isso porque quando você combina uma marca forte com um profundo conhecimento do setor, você aumenta as oportunidades de sucesso. Falar não é apenas sobre dinheiro; também pode ser uma maneira poderosa de promover as causas filantrópicas de sua empresa e construir relacionamentos de longo prazo com futuros clientes. Então, como você faz o marketing de si mesmo como palestrante? Aqui estão 11 dicas para você começar:
Relacionado: Os segredos para se tornar um orador público de alta renda
1. Aumente o carisma
Quando se trata de falar em público, o carisma vai longe. Se você aprender a cativar um público e fazer uma conexão pessoal, estará no caminho certo para o sucesso.
Algumas pessoas nascem com carisma, e outras precisam trabalhar para isso — mas a boa notícia é que o apelo pode ser desenvolvido. Se você não é um orador nato, comece estudando alguns dos grandes nomes. Assista aos vídeos deles para saber como eles se comportam, o que dizem e como fazem as pessoas se sentirem. Então comece a praticar sua versão de carisma até que pareça natural.
2. É necessária experiência no assunto
Seu carisma prenderá a atenção deles, mas sua experiência construirá um negócio lucrativo. Para ser levado a sério como palestrante, você precisa ser um especialista em seu nicho.
O caminho para o domínio é a educação. Passe algum tempo estudando e praticando seu ofício. Quanto mais você souber, mais fácil será compartilhar seu conhecimento com outras pessoas. Você também pode se tornar um especialista escrevendo um livro ou criando outras formas de conteúdo que o posicionem como uma autoridade em seu setor.
3. Desenvolva um estilo de assinatura
Um estilo de assinatura é outra estratégia de marca pessoal que pode diferenciá-lo. Seu estilo deve ser aceitável para sua indústria, mas personalizado o suficiente para comunicar sua singularidade. O importante é que você permaneça fiel a si mesmo e encontre uma maneira de deixar sua personalidade brilhar.
4. Agende uma sessão de fotos de marca profissional
Uma sessão de fotos de marca é projetada para capturar as imagens que você usará para se promover como palestrante. A sessão de fotos da sua marca não é uma área na qual você deseja “cortar cantos”. Suas fotos se tornarão um recurso confiável em branding, pois ajudarão você a criar uma aparência consistente para todos os seus materiais de marketing.
5. Aproveite o poder do LinkedIn
LinkedIn é uma plataforma robusta que pode ajudar a identificar seus líderes e clientes do setor. Otimize a plataforma informando à sua rede que você está disponível para oportunidades de palestras. Certifique-se de ter um perfil forte que mostre suas habilidades e experiência. Certifique-se de compartilhar informações sobre os assuntos sobre os quais você está aberto a falar, clipes de seus discursos, vídeos curtos, etc.
6. Crie um kit de alto-falantes
O seu kit de alto-falantes atende a três propósitos principais:
Ajuda os organizadores de eventos a conhecer você e seu trabalho.
Isso facilita para eles reservarem você para eventos.
Ajuda você a se manter organizado e profissional.
Seu kit deve incluir uma biografia, headshot e lista de tópicos de conversação.
Relacionado: As 5 coisas que você deve saber antes de prosseguir com palestras pagas
7. Seja consistente em todas as plataformas
Marcas influentes são consistentes. Incentive a consistência em suas plataformas online automatizando a comunicação por meio de sistemas e processos. Garanta que seu site, mídia social e outros materiais tenham uma aparência semelhante. Esses ativos ajudarão as pessoas a reconhecer você e sua marca rapidamente.
8. Desenvolva uma proposta de venda exclusiva
O que o diferencia de outros palestrantes em seu setor? A diferenciação pode ser demonstrada por meio de seu estilo de assinatura, mensagens e posicionamento. Cada um deles contribui para a sua proposta de venda exclusiva (USP) e irá separá-lo da multidão.
9. Crie e pratique seu discurso de assinatura
Levante a mão se você memorizou um discurso de Les Brown ou dois? Brown cativou seu público através de histórias. Seu discurso de assinatura é sua marca registrada que representa quem você é como orador e o apresentará a um novo público. Deve ser conciso, bem ensaiado, envolvente e acionável.
10. Fale em eventos do setor
A maioria dos setores tem organizações profissionais ou grupos comerciais. Envolva-se com essas organizações e comece a trabalhar em rede com outros profissionais em seu campo. Praticar seu discurso de assinatura em eventos do setor, seminários, etc., é uma maneira fenomenal de construir sua marca e se sentir confortável falando na frente de um grande público.
11. Inicie um tour de podcast
Você pode encontrar podcasts sobre todos os assuntos sob o sol, o que os torna uma ótima maneira de se envolver em seu setor.
Use sites como o Chartable para encontrar os podcasts mais populares do seu setor e entre em contato com os anfitriões para ver se eles estão abertos para receber você como convidado. Podcasts são uma ótima maneira de compartilhar sua mensagem e conhecimento com um novo público.
Related: The 5 Steps to Marketing Yourself as a Speaker
Agora que você conhece o básico sobre como se posicionar como palestrante, é hora de praticar essas dicas. Lembre-se de que construir uma carreira de orador, mesmo uma marca de meio período, leva tempo e esforço – mas a recompensa pode ser enorme.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhesEsse post foi traduzido automaticamente e pode conter erros.