O medicamento da “Eli Lilly” foi aprovado pelo “FDA” para pessoas consideradas obesas, com alto índice de massa corporal, ou para pessoas com problemas relacionados à pressão alta, colesterol alto ou diabetes
Da Redação – A “Food and Drug Administration” (FDA) aprovou nova versão do popular tratamento para diabetes, que pode ser vendida como um medicamento para perda de peso, anunciaram os reguladores dos EUA na quarta-feira (8). O medicamento da “Eli Lilly”, denominado “Zepbound”, também conhecido como tirzepatida, ajudou pessoas que fizeram dieta a perder peso nos testes.
O “FDA” aprovou o medicamento da “Lilly” para pessoas consideradas obesas, com alto índice de massa corporal, ou para pessoas com sobrepeso e problemas de saúde relacionados à pressão alta, colesterol alto ou diabetes. O medicamento deve ser combinado com uma dieta hipocalórica e exercícios regulares, disse o FDA.
“Zepbound” é o mais recente medicamento para diabetes aprovado para controle de peso crônico, uma versão em altas doses de seu tratamento para diabetes. Ambas são injeções semanais. Lembrando que nos EUA, pelo menos 100 milhões de adultos e cerca de 15 milhões de crianças são considerados obesos.
A aprovação do medicamento, disse o “FDA”, foi baseada em dois grandes estudos com mais de 2.500 participantes que receberam diferentes dosagens de Zepbound, e quase 1.000 pessoas que receberam injeções falsas ao longo de 16 meses. Os participantes sem diabetes que receberam a dose mais elevada perderam cerca de 18% do seu peso, ou cerca de 41 libras. Aqueles com diabetes, que têm mais dificuldade para perder peso, reduziram cerca de 12%, ou quase 12 quilos, relatou o “FDA.”
Num outro estudo recente, o medicamento ajudou as pessoas a perder até um quarto do seu peso, ou 27 quilos, quando combinado com uma dieta intensiva e exercício. “Este seria o medicamento mais eficaz já aprovado para o tratamento da obesidade”, disse a Dra. Fatima Cody Stanford, especialista em medicina da obesidade do “Massachusetts General Hospital”, em Boston.
Efeitos colaterais
Os efeitos colaterais do novo medicamento para perda de peso incluem vômitos, náuseas, diarreia, prisão de ventre e outros problemas gastrointestinais. No ensaio publicado mais recente, cerca de 10% das pessoas que tomaram tirzepatida abandonaram o estudo devido a tais problemas, em comparação com cerca de 2% das pessoas que tomaram injeções simuladas.
Espera-se que o medicamento esteja disponível nos EUA até o final do ano, disse a empresa. As dosagens são as mesmas para “Zepbound” e “Mounjaro.”