Au Pair nos EUA: como funciona, requisitos e quanto ganha
Se você está em busca de uma oportunidade para morar, trabalhar e estudar legalmente nos Estados Unidos, o programa Au Pair pode ser uma excelente opção. Através desse programa de intercâmbio e trabalho remunerado, você pode se hospedar em uma casa de família e trabalhar cuidando das crianças, enquanto aprimora o seu inglês, conhece a cultura americana e viaja pelo país.
Neste guia completo sobre o programa Au Pair nos Estados Unidos, você vai encontrar todas as informações necessárias para entender como o programa funciona, quais são os requisitos e como participar. Além disso, você vai conferir quanto ganha um Au Pair nos EUA, como é a vida de um Au Pair, a média de custo da experiência e as melhores cidades para viver esse projeto.
O que é o programa Au Pair nos EUA?
Au Pair nos EUA é um programa de intercâmbio e trabalho remunerado, com duração de um ano, podendo ser renovado por mais um. Durante o programa, você se hospeda em uma casa de família e trabalha cuidando das crianças. Além disso, você deve estudar, sendo obrigatório que faça um curso de inglês ou outras disciplinas de seu interesse em uma faculdade local.
Esse programa é uma excelente oportunidade para ter uma experiência internacional, aprimorar o seu inglês, conhecer a cultura americana e viajar pelo país. Além disso, pode ser uma ótima forma de decidir se perseguir o sonho americano é realmente o melhor projeto de vida para você.
Como funciona o programa Au Pair?
Para participar do programa Au Pair nos Estados Unidos, você precisa de um visto adequado, o visto J-1, da categoria de não imigrante. Para conquistar essa permissão temporária de estudo e trabalho, você deve cumprir alguns requisitos, tais como a sua faixa etária, formação, experiência e um certo nível de inglês.
Outro requisito importante é ser aceito pela família através de um processo intermediado por uma agência regulamentada e reconhecida pelo governo americano. Esse não é um visto que você pode solicitar por conta própria ao consulado.
Se você decidir ir aos EUA para trabalhar como Au Pair, é importante que tenha facilidade para lidar com crianças, além de gostar de participar da vida delas. Você deve ter em mente que sua função será cuidar das crianças da família e realizar as atividades ligadas a essa rotina. Algumas das atividades que podem ser exigidas incluem dar café da manhã, preparar lanche, ajudar a criança a se vestir para ir para a escola, levar e buscar na escola, acompanhar em atividades extracurriculares, ajudar no dever de casa, preparar as refeições das crianças, escovar os dentes e dar banho (ou supervisionar quando as crianças já souberem fazer isso sozinhas), trocar fraldas (quando bebês), limpar e arrumar os quartos das crianças, recolher os brinquedos, lavar e guardar as roupas das crianças, brincar, levar as crianças para passear e fazer atividades ao ar livre, pensar e promover atividades que ajudem no desenvolvimento da criança, ler e contar histórias, e cuidar da soneca e da hora de dormir à noite.
Mas é importante destacar que o Au Pair fica responsável pelas atividades relacionadas somente às crianças da família, e não pelos trabalhos domésticos, braçais ou mesmo cuidar de outras crianças que não sejam da host family (família que recebe você em casa).
Com quantos anos pode ser Au Pair?
O programa de Au Pair é regulamentado pelo governo dos Estados Unidos, sendo que a idade mínima para participar é de 18 anos, e a máxima é geralmente de 26 anos. Mais adiante, apresentaremos todos os critérios para trabalhar como Au Pair no país.
Qual o visto de Au Pair?
O visto de intercâmbio para Au Pair nos EUA é o J-1, da categoria de não imigrante. É uma autorização condicional concedida pelo governo dos Estados Unidos para diferentes programas de experiência cultural, sendo que o programa Au Pair é um deles.
Inicialmente, você pode participar do intercâmbio por um ano, mas, se for desejo seu e da família que está recebendo você, pode ser prorrogado por até mais um ano. Ao final da sua experiência, você tem permissão para ficar mais um mês nos EUA, quando pode viajar pelo país, conhecendo outras cidades e até estados mais distantes de onde ficou hospedado.
Durante sua estadia, você recebe hospedagem, alimentação e salário da sua host family, em troca de cuidar das crianças. Com esse visto, pode trabalhar até 45 horas por semana, nunca mais do que 10 horas por dia. Você terá um dia e meio de folga na semana, um final de semana por mês e 15 dias de férias pagas. Porém, não pode trabalhar em outros locais, apenas cuidando dos filhos da família que receber você.
Como já dissemos antes, estudar é obrigatório para conquistar o J-1 como Au Pair. Por isso, além do salário, você recebe uma bolsa para auxiliar nos custos do curso que você escolher fazer. Pode ser um curso de inglês ou podem ser aulas de algum assunto do seu interesse, como fotografia, gastronomia, pintura ou até mesmo disciplinas da sua área de estudo ou trabalho e de educação continuada que concedam certificado.
Requisitos para ser Au Pair nos EUA
Para conquistar um visto J-1 e participar de um programa Au Pair nos Estados Unidos, é preciso atender a certos critérios. Como verá na lista abaixo, essa é uma oportunidade para pessoas jovens e que já tenham cuidado de crianças antes, mas que não sejam da sua família. Conheça os requisitos:
– Ter entre 18 e 26 anos
– Ser solteiro e não ter filhos
– Ter Ensino Médio completo
– Ter no mínimo nível intermediário de inglês
– Ter experiência no cuidado com crianças, mínimo de 200 horas que possam ser comprovados e não sejam de vínculo familiar
– Ter carteira de motorista
– Fazer o processo através de uma agência aprovada.
Os programas de Au Pair normalmente exigem que os candidatos passem por testes de proficiência em inglês, como o TOEFL ou o IELTS. Sobre a carteira de motorista, é necessário que você obtenha também uma carteira de motorista internacional, mas poderá cuidar disso depois de fechar contrato com a família.
Não existe uma regra que diga que apenas mulheres possam se inscrever no programa e serem aceitas por uma casa americana, embora essa seja a preferência da grande maioria das agências e das famílias.
Como comprovar horas para Au Pair?
Sobre a experiência com o cuidado de crianças para se qualificar para o programa Au Pair, você pode adquiri-la trabalhando como babá, como monitor de creche, professor auxiliar ou mesmo com voluntariado. Você pode comprovar essa experiência com cartas de recomendação escritas por pais das crianças que você cuidou, instituições nas quais realizou trabalho voluntário, membros de organizações ou conselhos onde realizou atividades com crianças, professores com os quais trabalhou em escolas, treinadores de times com os quais atuou junto às crianças, supervisores de estágio em berçários ou jardim de infância e responsáveis por projetos infantis dos quais você participou.
Essas cartas devem trazer informações como tempo de serviço, atividades desempenhadas e contato para confirmação da experiência. Além dessas referências relacionadas à experiência no cuidado de crianças, também é interessante apresentar recomendações pessoais, que atestem a sua capacidade e maturidade para viver no exterior e conviver com uma host family.
Entenda as etapas que você deve seguir para ter essa experiência cultural.
Como ser Au Pair nos EUA: passo a passo
Para conquistar o visto J