Tags: Thanksgiving Day, Dia de Ação de Graças, tradições, história, feriado, celebrações, cultura americana
Thanksgiving Day: conheça o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos
O Thanksgiving Day, ou Dia de Ação de Graças, é um feriado secular nos Estados Unidos, importante para a cultura e a história americana, que celebra a gratidão em família e com amigos. É uma data livre de motivações materialistas, sem troca de presentes, apenas para se reunir com as pessoas queridas e expressar gratidão pelas bênçãos. É também uma celebração da colheita de outono, originada em um festival que durou três dias, em 1621, quando colonos ingleses (conhecidos como peregrinos) e o povo indígena Wampanoag compartilharam uma festa da colheita de outono.
Conheça a história, o significado e as tradições do Thanksgiving Day, celebrado nos Estados Unidos na quarta quinta-feira de novembro.
A origem do Thanksgiving Day
Nos Estados Unidos, o Thanksgiving Day se originou em 1621 em Plymouth, no estado de Massachusetts, quando colonos ingleses (conhecidos como peregrinos) e o povo indígena Wampanoag, nativo da região, compartilharam uma festa da colheita de outono. Após uma longa jornada desde a Inglaterra a bordo do navio Mayflower, os colonos enfrentaram um rigoroso inverno e doenças, sobrevivendo somente metade dos passageiros e tripulação. Após saírem vitoriosos da primeira colheita de milho em terras americanas, os colonos organizaram um festival que durou três dias em novembro daquele mesmo ano, convidando um grupo de aliados nativos americanos da colônia, incluindo o chefe Wampanoag Massasoit.
A segunda celebração do Thanksgiving, que na época não era chamado assim, foi realizada pelos colonos em 1623 para marcar o fim de uma longa seca que ameaçava a colheita e levou à convocação de um jejum religioso. Assim, dias de jejum e ação de graças anuais ou ocasionais também se tornaram uma prática comum em outros assentamentos da região da Nova Inglaterra nos EUA.
Durante a Revolução Americana (1765 a 1791), o Congresso Continental, que serviu como governo das 13 colônias americanas e, posteriormente, dos Estados Unidos, de 1774 a 1789, designou um ou mais dias de ação de graças por ano. Em 1789, George Washington emitiu a primeira proclamação de Thanksgiving pelo governo nacional, pedindo aos americanos que expressassem gratidão pela conclusão da guerra de independência e pela ratificação bem-sucedida da Constituição dos EUA. Seus sucessores John Adams e James Madison também designaram dias de agradecimento durante suas presidências.
Em 1817, Nova York se tornou o primeiro de vários estados a adotar oficialmente um feriado anual de Thanksgiving, sendo que cada um celebrava em um dia diferente e o sul do país permanecia pouco familiarizado com a tradição. Por mais de dois séculos, a data foi celebrada individualmente por estados e colônias até que em 1863, no meio da Guerra Civil, o presidente norte-americano Abraham Lincoln declarou o Thanksgiving como um feriado nacional a ser realizado todo mês de novembro. Ele agendou o Dia de Ação de Graças para a última quinta-feira do mês, e foi comemorado naquele dia todos os anos até 1939, quando Franklin D. Roosevelt mudou o feriado em uma semana na tentativa de estimular as vendas no varejo durante a Grande Depressão. Finalmente, em 1941, o presidente assinou um projeto de lei instituindo o Thanksgiving na quarta quinta-feira de novembro.
Quando é comemorado o Thanksgiving Day nos EUA?
Nos Estados Unidos, o Thanksgiving é celebrado na quarta quinta-feira de novembro. Em alguns anos, o mês de novembro têm cinco quintas-feiras, por isso, nem sempre a data cai na última quinta do mês. Apesar de ser uma data móvel, é um feriado nacional.
Thanksgiving Day 2023
Diferente dos dois anos anteriores, em 2023 o mês de novembro terá cinco quintas-feiras e não quatro. Assim, o feriado de Thanksgiving será na penúltima quinta-feira, mais precisamente em 23 de novembro.
Como os americanos passam o Dia de Ação de Graças?
Na época do Thanksgiving, boa parte das casas e das cidades americanas já estão decoradas para as celebrações do Natal. O feriado de novembro, contudo, substitui a troca de presentes pela expressão de gratidão pelas coisas boas da vida. A data é rica em tradições, que acabam por fazer parte também da rotina dos brasileiros que migraram e moram nos Estados Unidos.
Desfile de Ação de Graças
Muitas cidades nos EUA são palco de grandes desfiles de Thanksgiving, como Chicago, Filadélfia, Seattle e Houston, entre outras. Talvez o desfile mais famoso seja o realizado pela loja de departamentos Macy’s, em Nova York, desde 1924, e que você vê nas cenas iniciais do famoso filme “Milagre da Rua 34”. São carros alegóricos com diversos personagens infláveis gigantes, participantes vestidos a caráter, música e até aparição do Papai Noel. Muitos moradores (e turistas também) vão cedo para as ruas para garantir um espaço para assistir ao desfile, que é realizado pela manhã, mesmo debaixo de neve. Para aqueles que não encaram o frio e a multidão de espectadores, o desfile é televisionado.
Perdão presidencial
A tradição de Thanksgiving envolve ainda a Casa Branca, o presidente dos Estados Unidos e um ou dois perus. O perdão presidencial começou em meados do século 20 e é televisionado. E é isso mesmo que você está pensando: o presidente “perdoa” um peru e o poupa do abate. Cabe aqui ressaltar que o peru é a ave tradicional da refeição de Thanksgiving, presente em quase todas as mesas.
Futebol Americano
Uma das paixões nacionais, o futebol americano também ganha destaque no Thanksgiving. Ao longo do dia, diversos jogos são realizados, dando aos americanos – e aos brasileiros que moram nos EUA e acabam se afeiçoando ao esporte –, a oportunidade de torcer e vibrar com os jogos. Essa tradição começou em 1876 com um jogo entre as universidades Yale e Princeton, e os primeiros jogos da NFL foram disputados no Dia de Ação de Graças em 1920.
Ceia
No Dia de Ação de Graças, o grande evento é mesmo a ceia, o que significa que o almoço é simples ou nem mesmo acontece. Afinal, é preciso estar com fome para apreciar todas as delícias da gastronomia americana na data. O cardápio do Thanksgiving é extenso e geralmente inclui peru recheado, purê de batata, torta de abóbora, molho de cranberry e molho do cozimento do peru, batata doce, vagem, pão, milho e macarrão com queijo. A preparação dos alimentos pode levar horas ou até mesmo dias, já que alguns pr