Visto de trabalho nos EUA: tudo sobre imigração baseada em emprego
Para muitos brasileiros, trabalhar nos Estados Unidos é um sonho que representa a possibilidade de viver em um país com a maior economia do mundo e com enormes oportunidades de carreira. Porém, conquistar um visto de trabalho nos EUA não é tarefa fácil e é necessário atender a diversas exigências para ser elegível a uma autorização de trabalho no país.
Neste artigo, vamos falar sobre todas as principais dúvidas relacionadas à imigração baseada em emprego nos Estados Unidos. Vamos explicar o que é um visto de trabalho, quem precisa solicitá-lo, quais são os tipos de vistos disponíveis e como é possível conquistá-los. Além disso, vamos abordar questões como os custos envolvidos, as documentações necessárias e o processo consular.
O que é um visto de trabalho nos EUA?
O visto de trabalho nos Estados Unidos é uma autorização emitida pelo governo norte-americano que permite que profissionais estrangeiros possam desenvolver atividades remuneradas em território americano. Com um visto de trabalho nos EUA, o estrangeiro também pode morar no país por um período determinado ou de forma definitiva, caso seja concedido um Green Card.
Embora existam diversas categorias de visto de trabalho, para ser elegível a uma autorização de trabalho nos Estados Unidos é necessário atender a certos requisitos e exigências. Na maioria dos casos, é preciso ter uma oferta de emprego em uma empresa americana. Além disso, a empresa deve comprovar que não há mão de obra qualificada suficiente no país, o que torna necessário contratar um profissional de fora. O profissional interessado também deve apresentar provas de que possui as habilidades, formação e experiência requeridas para desempenhar o cargo em questão.
Quem deve solicitar um visto americano de trabalho?
Todo estrangeiro que deseja trabalhar legalmente nos EUA deve ter um visto de acordo com a atividade profissional que deseja realizar no país. Não importa se é um renomado especialista na sua área ou alguém sem muitas qualificações, para trabalhar legalmente é necessário ter uma autorização de trabalho.
Os Estados Unidos oferecem vagas para estrangeiros em diversos setores e perfis profissionais. Médicos, engenheiros, dentistas, veterinários, arquitetos, cardiologistas, pediatras, cirurgiões, neurocirurgiões, profissionais de TI, nutricionistas, professores, psicólogos, juízes e peritos criminais são apenas algumas das muitas profissões que podem conceder um visto de trabalho nos EUA. Há também oportunidades para outras atividades, como eletricistas, caminhoneiros, designers de interiores, corretores de imóveis, trabalhadores agrícolas, pedreiros e muitas outras.
Tipos de visto de trabalho nos EUA
Existem dois tipos de visto de trabalho nos Estados Unidos: temporários e permanentes. Os vistos de trabalho temporários são de não imigrantes e permitem que o estrangeiro atue profissionalmente no país enquanto estiver trabalhando para uma empresa americana. Ao finalizar o contrato e vencer o visto, o profissional deve retornar ao seu país de origem.
Já os vistos permanentes são concedidos com fins de imigração, o que significa que o estrangeiro pode trabalhar e morar de forma definitiva nos EUA, solicitar um Green Card e até mesmo a cidadania após alguns anos.
Os vistos temporários mais desejados por brasileiros são:
• H1B: trabalhadores altamente qualificados com graduação ou experiência reconhecidas;
• H2A: trabalhadores agrícolas;
• H2B: trabalhadores sem especialização ou formação acadêmica;
• L: executivos ou gerentes e especialistas em transferência para uma nova sede ou filial nos EUA da empresa onde são empregados no Brasil;
• O: profissionais com habilidades extraordinárias nas artes, ciências, negócios, educação, atletismo ou com sucesso comprovado na indústria cinematográfica ou televisiva.
Os vistos permanentes são:
• EB-1: profissionais com habilidades extraordinárias nas ciências, artes, educação, negócios e esportes, professores e pesquisadores de destaque e executivos e gerentes de multinacionais;
• EB-2: profissionais de habilidades excepcionais nas artes, ciências ou negócios ou com grau avançado de formação ou que comprovem atuação de interesse nacional;
• EB-3: trabalhadores qualificados, profissionais com grau escolar superior ao requisitado normalmente aos trabalhadores americanos e trabalhadores não qualificados;
• EB-4: imigrantes especiais, como trabalhadores religiosos;
• EB-5: investidores com aporte mínimo de US$ 900 mil e geração de ao menos 10 vagas de emprego.
Como conquistar um visto de trabalho nos EUA?
Para conquistar um visto de trabalho nos Estados Unidos, é necessário passar por dois processos: um junto ao Departamento de Estado americano e outro no Consulado no Brasil. O processo deve ser iniciado com a apresentação de uma petição junto ao Serviço de Imigração (USCIS). Uma vez aprovada essa etapa, deve-se dar início ao processo consular.
Na maioria dos casos, a petição para visto de trabalho nos EUA só pode ser encaminhada pelo futuro empregador, mesmo que o profissional ainda esteja no Brasil. Em alguns casos, é exigido que o empregador comprove que há falta de mão de obra qualificada nos Estados Unidos, o que justifica oferecer a vaga a um profissional de outro país.
Cabe destacar que os únicos casos em que o pedido pode ser feito pelo próprio imigrante são os de investidores e trabalhadores prioritários. Também podem fazer requisição própria imigrantes especiais e aqueles agraciados no programa de loteria de vistos de diversidade.
A segunda etapa deve ser realizada no Consulado no Brasil e consiste no preenchimento do formulário adequado para cada categoria de visto, reunião de toda a documentação exigida e pagamento de taxa. Em alguns casos, também é necessário apresentar comprovação de suporte financeiro.
O último passo é comparecer à entrevista de visto de trabalho nos EUA. Nos casos de visto de trabalho permanente, as entrevistas são realizadas no Consulado dos EUA no Rio de Janeiro.
7 perguntas e respostas sobre o visto para trabalhar nos EUA
1. Como funciona o visto de trabalho nos EUA?
O visto de trabalho nos EUA permite que um estrangeiro possa trabalhar e viver no país por um período determinado ou de forma permanente. A obtenção de um visto de trabalho é a única forma legal de entrada no país para trabalho.
2. Quem pode solicitar um visto de trabalho nos EUA?
Todo estrangeiro que deseja trabalhar legalmente nos Estados Unidos deve ter uma autorização de trabalho adequada.
3. Quais são os tipos de visto de trabalho disponíveis nos EUA?
Os tipos de visto de trabalho disponíveis nos Estados Unidos são temporários e permanent