Conheça o Valentine’s Day, dia dos namorados nos EUA
O Dia dos Namorados é uma data comemorada em diversos países, com suas próprias peculiaridades quanto ao dia e mês de celebração e tradições. Nos Estados Unidos, a data é celebrada em 14 de fevereiro e é conhecida como Valentine’s Day. Se você é admirador da cultura norte-americana ou só quer conhecer um pouco mais sobre essa tradição, este artigo é para você. Aqui, vamos contar a origem do Valentine’s Day, como os americanos celebram o amor e as diferenças em relação à data brasileira.
Quando é o Dia dos Namorados nos Estados Unidos?
O Valentine’s Day é comemorado em um mês diferente do Brasil. Enquanto aqui a data é celebrada em 12 de junho, o Valentine’s Day é em 14 de fevereiro. Apesar de ocorrer em meses diferentes, em ambos os países, a data é celebrada no inverno, o que a torna ainda mais convidativa para programas aconchegantes, como jantares, vinho, lareira e viagens a cenários românticos e bucólicos.
A origem do Valentine’s Day
O Valentine’s Day está associado a São Valentim, um santo católico que resistiu à proibição do imperador Cláudio II de realizar casamentos durante as guerras, acreditando que homens solteiros e sem família seriam melhores soldados. Valentim lutou contra a proibição e realizou casamentos às escondidas. Foi preso e condenado à morte, quando se apaixonou pela filha cega de um guarda. Diz a lenda que ele devolveu a visão à amada e enviou cartas a ela assinando como “Seu Valentim”. Foi executado em 14 de fevereiro de 270 d.C., mas somente em 496 d.C. foi declarado santo e a data do Valentine’s Day foi instituída.
A história do Dia dos Namorados remonta ainda mais no tempo, ao Império Romano, onde, em 15 de fevereiro, comemorava-se o festival de Lupercália em celebração à fertilidade, com rituais para assegurá-la.
Como é celebrado o Dia dos Namorados nos EUA?
Assim como no Brasil, a troca de presentes e mensagens de amor é uma tradição do Valentine’s Day. Embora a data seja comercial nos dois países, ela não é restrita aos casais apaixonados nos Estados Unidos, se estendendo à família e aos amigos. Além disso, os presentes podem ser mais personalizados nos EUA, ou até mesmo feitos pela pessoa que deseja demonstrar seu afeto.
Corações por todos os lados
O vermelho, cor do amor, domina as decorações dos Estados Unidos no Valentine’s Day, com corações em vitrines, donuts, chocolates e outros alimentos. Copos de café e pratos recebem estampas românticas e muitos pratos são batizados com nomes especiais.
Presentes feitos à mão
Diferentemente do Brasil, os presentes do Valentine’s Day nos EUA não precisam ser necessariamente caros e podem ser feitos à mão. Chocolates, flores, ursinhos de pelúcia, lingeries e até joias são populares, mas os presentes feitos à mão têm um significado mais profundo, demonstrando que foram pensados e criados especialmente para a pessoa amada.
Troca de cartões
A tradição dos cartões do Valentine’s Day é inspirada na carta de São Valentim. Nas escolas, professores estimulam as crianças a confeccionarem cartões para seus coleguinhas, e adultos também trocam cartões, que podem ser adquiridos em lojas ou feitos à mão.
Amor além do romance
No Valentine’s Day nos Estados Unidos, a celebração do amor ultrapassa a barreira romântica e se estende a toda a família e amigos, não apenas namorados, noivos e esposos. É comum presentear com cartões, flores, chocolates e objetos feitos à mão, como prova de afeto.
Que tal aderir às tradições do Valentine’s Day para celebrar o amor com as pessoas mais importantes da sua vida?
Conheça mais sobre os EUA com a Brasil Unidos
Quer conhecer mais sobre curiosidades, hábitos e cultura dos Estados Unidos? Confira mais conteúdos no site da Brasil Unidos, além de serviços de mentoria em imigração e informações sobre nossos serviços. Entre em contato conosco e fique por dentro das melhores dicas para quem deseja imigrar para os Estados Unidos.