Conheça as disciplinas escolares nos Estados Unidos
Ao planejar uma mudança para os Estados Unidos, é importante entender como funciona o sistema educacional americano, especialmente para quem tem filhos em idade escolar. As crianças que se mudam para os EUA precisam se adaptar a um currículo diferente do que estão acostumados. Por isso, este artigo apresentará as disciplinas escolares nos Estados Unidos, mostrando quais são obrigatórias e quais são opcionais, além de algumas curiosidades sobre o Ensino Médio no país.
Divisão dos níveis de ensino e séries nos EUA
Antes de conhecermos as disciplinas escolares nos Estados Unidos, vamos entender a divisão dos níveis de ensino e séries. A educação infantil começa com o Pre-K, equivalente às escolinhas ou pré-escola no Brasil, seguido do Kindergarten, o nosso jardim de infância. Depois disso, a criança segue para o Ensino Fundamental, que nos EUA é dividido em Elementary School, da 1ª até 5ª série, e Middle School, da 6ª a 8ª série. O Ensino Médio é chamado de High School e vai do 9º ao 12º ano, sendo que cada um tem uma classificação: Freshman, Sophomore, Junior e Senior.
Disciplinas obrigatórias nos Estados Unidos
Cada estado determina o currículo obrigatório, e os distritos, escolas e professores decidem como implementá-los. No geral, as disciplinas básicas obrigatórias nos Estados Unidos são:
– Inglês (leitura, escrita, gramática e ortografia)
– Matemática (álgebra, geometria, estatística e cálculo/probabilidade)
– Ciências (Química, Física, Biologia)
– Estudos Sociais (história, geografia, economia, cidadania).
Muitas escolas também exigem Artes, Educação Física e Língua Estrangeira. A maioria dos estados tornou obrigatórias disciplinas de saúde para que os alunos aprendam sobre primeiros socorros, nutrição, sexualidade e conscientização sobre drogas.
Disciplinas opcionais nos Estados Unidos
Nos Estados Unidos, os estudantes podem selecionar várias disciplinas eletivas, que variam conforme seus interesses e habilidades. Eles podem ficar mais perto do currículo obrigatório, com conteúdos como literatura americana, ou podem focar em aptidões que desejam desenvolver, como artes visuais, música, teatro ou o jornal da escola. Podem também escolher disciplinas técnicas, como economia doméstica. Há ainda a possibilidade de se envolver em atividades extracurriculares, como clubes de xadrez, produções teatrais, projeto de ciências. Essas atividades geralmente são realizadas no turno inverso e, apesar de não contarem como créditos para a conclusão do Ensino Médio, são vistas com bons olhos pelas universidades na hora da seleção.
Outras curiosidades escolares nos Estados Unidos
Existem ainda algumas peculiaridades do Ensino Médio nos Estados Unidos que você deve conhecer antes de imigrar e matricular seu filho ou sua filha em uma escola por lá.
– Troca de sala: assim como no Brasil, cada disciplina a partir da 5ª ou 6ª série tem professores diferentes, porém, nos EUA quem muda de sala são os alunos.
– Turno: em média os estudantes têm 6 períodos por dia, num total de 7 horas, com uma hora de almoço.
– Ano letivo: as aulas começam entre agosto e setembro, após as férias de verão (summer break), que vão de maio a julho.
– Férias: além das férias de verão, há mais duas semanas de férias ao longo do ano, de primavera (spring break), em março ou abril, e de inverno (winter break), no Natal e Ano Novo.
– Incentivo ao esporte: o envolvimento com esportes é incentivado e muitos estudantes podem conquistar bolsas em universidades.
– Sistema de créditos: a maioria das escolas usa sistema de créditos para medir o progresso do estudante rumo à conclusão do Ensino Médio, que geralmente é de 120 horas por ano, com um mínimo de 6 ou 7 créditos.
– GPA: equivalente ao histórico escolar, com todas as notas e média de desempenho ao longo da vida escolar, com grande peso na hora de aplicar para universidades, já que nos EUA não tem vestibular e sim o SAT (espécie de ENEM).
Conclusão
Agora que você já sabe quais são as disciplinas escolares nos Estados Unidos e algumas curiosidades sobre o Ensino Médio no país, o processo de adaptação dos seus filhos será um pouco mais fácil. Lembre-se de pesquisar sobre as escolas na região que você pretende morar e buscar informações sobre as opções de disciplinas e atividades extracurriculares oferecidas. Assim, seus filhos poderão aproveitar ao máximo a experiência da mudança e aprender muito em seu novo ambiente escolar.