Um Professional Plan ou Business Plan para o visto EB-2 NIW
Um Professional Plan ou Business Plan é necessário para a petição de visto imigratório EB-2 NIW para os Estados Unidos. Esse material é fundamental para evidenciar o seu plano de atuação profissional no país e demonstrar que você cumpre os requisitos da isenção por interesse nacional (NIW).
O visto EB-2 NIW é altamente desejado por aspirantes à imigração para os EUA, principalmente por profissionais qualificados. Uma de suas principais vantagens é que não é necessário ter uma oferta de emprego de uma empresa americana para solicitá-lo. Porém, é importante apresentar, além do plano de atividades profissionais, documentos que comprovem sua qualificação e elegibilidade para a isenção da oferta de emprego por interesse nacional.
Os documentos Professional Plan ou Business Plan são cruciais para verificar se o requerente atende aos requisitos do NIW. Portanto, essa etapa é indispensável para qualquer solicitação desse tipo de visto. A seguir, vamos entender o que é, qual a diferença e como são elaborados esses planos.
O que é Professional Plan ou Business Plan?
O Professional Plan ou Business Plan é um plano profissional ou de negócios que você apresenta na sua petição de visto EB-2 NIW. Esse documento contém uma série de informações para que o oficial de imigração entenda detalhadamente qual será o seu plano de atuação profissional nos Estados Unidos.
Esse material é o ponto de partida para a análise de imigração. Primeiramente, é necessário compreender o seu “proposed endeavor” ou plano proposto. Em seguida, o serviço de imigração analisa se esse plano possui mérito substancial e importância nacional, a fim de determinar sua elegibilidade para receber a isenção da oferta de emprego com base no interesse nacional.
Como funciona?
Os requisitos de interesse nacional foram definidos em 2016 no caso Matter Of Dhanasar. Esse caso estabeleceu três critérios que os oficiais consideram ao analisar cada pedido de visto EB-2 NIW:
1. O trabalho proposto pelo requerente possui mérito substancial e importância nacional;
2. O requerente possui as qualificações necessárias para realizar o plano de trabalho proposto;
3. Dispensar a oferta de emprego e os requisitos de certificação de trabalho da categoria EB-2 beneficiaria os Estados Unidos.
É importante ressaltar que, em termos de interesse nacional, a imigração não necessariamente espera que a sua atuação profissional tenha um impacto geográfico. O seu plano pode ser considerado de relevância nacional por trazer avanços para o seu campo de atuação ou por trazer benefícios econômicos para a região, como geração de empregos, impacto social ou introdução de novas tecnologias.
Portanto, o Professional Plan ou Business Plan já podem incluir argumentos que demonstrem que o plano proposto possui mérito substancial e importância nacional.
Como é um Business Plan do EB-2 NIW
Como o próprio nome sugere, o Business Plan é direcionado para profissionais elegíveis ao EB-2 NIW que desejam empreender nos Estados Unidos. Ou seja, é voltado para aqueles que possuem um plano de negócios a ser realizado no país.
Isso significa que é possível empreender nos EUA sem precisar do visto de investidor através do EB-2 NIW. No entanto, não basta apenas apresentar um plano de negócios. É necessário mostrar que a empresa, em sua configuração proposta, cumpre os requisitos de interesse nacional.
Para atender ao primeiro critério, é possível argumentar que o impacto da empresa será positivo em seu campo de atuação, demonstrar seu impacto econômico na região onde será aberta ou mostrar que ela gerará empregos para cidadãos americanos.
O segundo requisito está relacionado às qualificações profissionais do requerente para realizar o plano proposto. Nesse caso, o foco é no requerente, mas o Business Plan em si já deve demonstrar que o profissional possui a preparação e a experiência necessárias para executar o plano com sucesso.
Por fim, o Business Plan atende ao terceiro critério, uma vez que não é possível ter uma oferta de emprego para alguém que deseja abrir o próprio negócio.
No entanto, é importante ressaltar que essa explicação simplista é apenas para fins de compreensão geral. Cada caso é único e requer a análise de um advogado de imigração para garantir o sucesso da solicitação.
O Business Plan contém muitas informações, sendo um documento extenso que inclui análises de mercado, análise do público-alvo, estimativa de investimento, retorno econômico e informações que demonstrem que o requerente está qualificado para obter sucesso com o empreendimento proposto.
Como é um Professional Plan do EB-2 NIW
O Professional Plan é o planejamento apresentado em casos de EB-2 NIW por profissionais que não desejam abrir uma empresa nos Estados Unidos. É voltado para pessoas que buscam inserção no mercado de trabalho americano.
O Professional Plan também pode apresentar argumentos que comprovem que o requerente cumpre todos os requisitos para demonstrar que sua proposta possui mérito substancial e é de interesse nacional.
Um argumento que pode ser utilizado para o primeiro critério é a contribuição que o profissional pode oferecer na área devido às suas qualificações acima da média. Os argumentos variam de acordo com a área de atuação.
Outro argumento comumente utilizado no Professional Plan é a existência de um déficit de profissionais qualificados na área de trabalho nos Estados Unidos. Nesse caso, o estrangeiro poderia ocupar vagas que estão abertas devido à falta de mão de obra qualificada.
No entanto, é importante destacar que, por si só, esse argumento de déficit de profissionais não é suficiente para a aprovação do visto de interesse nacional.
As qualificações do profissional são apresentadas para cumprir o segundo e o terceiro critério.
Caso a profissão do requerente exija uma licença nos Estados Unidos, existem caminhos a serem seguidos. No entanto, é importante ressaltar que a obtenção da licença nos EUA não é um requisito para solicitar o visto pelo NIW.
Uma opção é apresentar que o profissional já iniciou o processo de obtenção da licença, como ter passado em alguma prova, estar matriculado em um curso preparatório ou ter realizado matérias extras exigidas em um processo de equivalência de diploma, por exemplo.
Portanto, o Professional Plan também deve demonstrar que o profissional contribuirá de forma positiva para o país e possui as qualificações essenciais e necessárias para isso.
Professional Plan ou Business Plan: qual é melhor?
Não existe uma estratégia melhor de forma generalizada, mas sim a melhor estratégia para cada caso específico. Um advogado de imigração é o profissional mais adequado e qualificado para decidir qual é o melhor plano para a sua petição.
É preciso considerar se o plano escolhido permite cumprir todos os requisitos do NIW.
Por isso, às vezes o profissional pode querer um Professional Plan, mas o advogado pode orientá-lo a optar por um Business Plan, ou vice-versa.
Conclusão
O Professional Plan ou Business Plan são documentos essenciais e indispensáveis em qualquer petição de EB-2 NIW.
Portanto, é necessário elaborá-los com cuidado e profissionalismo para comprovar ao oficial de imigração o cumprimento dos requisitos de isenção por interesse nacional.
É fundamental planejar esses documentos junto a um advogado de imigração que conheça a forma como eles serão analisados.
Se você acredita ser elegível para o EB-2 NIW e deseja ajuda para elaborar sua petição, incluindo o Professional Plan ou Business Plan, entre em contato com nossa equipe.
O primeiro passo é enviar seu currículo para análise de elegibilidade e em seguida agendaremos uma conversa para alinhamento.
Envie seu currículo para analise@liv.law.