Visto H2A atende trabalhadores agrícolas nos EUA
Se você é um trabalhador agrícola e tem interesse em atuar nos Estados Unidos por um período determinado, o visto H2A pode ser a solução que você procura. Com esse visto, é possível aceitar uma vaga sazonal ou temporária para trabalhar com plantação, cultivo e colheita no país.
Neste artigo, vamos explicar o que é o visto H2A, seus requisitos e exigências, quem pode solicitar e a diferença para o visto H2B.
O que é o visto H2A?
O visto H2A é um programa de vistos da categoria de não imigrante voltado para trabalhadores agrícolas. Por meio dele, os fazendeiros americanos podem contratar estrangeiros para preencher vagas quando há falta de mão de obra no país.
Os serviços prestados são de natureza temporária e sazonal em fazendas, plantações, ranchos, viveiros, pastagens, estufas, pomares ou outros locais semelhantes. O trabalho sazonal está vinculado a uma determinada época do ano, quando é necessário mais ajuda do que o normal. Já o trabalho temporário não dura mais de um ano.
O período máximo de moradia nos EUA com o visto H2A é de três anos. Além disso, cônjuges e filhos solteiros menores de 21 anos podem acompanhar o trabalhador na viagem para os EUA com o visto H4, mas não podem exercer qualquer atividade remunerada.
Como funciona o visto H2A nos EUA
Para participar do programa de visto H2A, é preciso que empregador e empregado cumpram certos requisitos específicos estipulados pelo governo americano.
Em primeiro lugar, o peticionário (empregador) deve comprovar que há escassez de mão de obra qualificada e disposta, demonstrando que a única saída para preencher a vaga é a contratação de um estrangeiro. O empregador deve demonstrar que a oferta de emprego é temporária ou sazonal e que a contratação de um estrangeiro não afetará salário e condições de trabalho de americanos em posições similares.
Por parte do trabalhador, é necessário ter uma oferta de emprego nas condições exigidas (temporário ou sazonal e na área agrícola), ter as qualificações necessárias para ocupar a vaga e realizar o processo consular de solicitação de visto.
Qual a diferença dos vistos H2B e H2A?
Tanto o visto H2A quanto o visto H2B são de caráter temporário e têm como objetivo atender áreas em que há falta de mão de obra. No entanto, a grande diferença entre eles está nas atividades desenvolvidas pelos trabalhadores contratados.
O visto H2B é voltado para trabalhadores que atuarão em áreas como jardinagem, turismo, hotelaria, cruzeiros, resorts, restaurantes, manutenção, construção e zeladoria. Já o visto H2A é voltado para trabalhadores que atuarão na área agrícola, como em fazendas, plantações, ranchos, viveiros, pastagens, estufas, pomares ou outros locais semelhantes.
Quem tem direito ao visto americano H2A?
Há uma lista de mais de 80 países elegíveis para o visto H2A, e o Brasil é um deles. Para solicitar um visto H2A, é necessário:
– Ter oferta de emprego sazonal ou temporário em agricultura
– Ter mais de 18 anos
– Demonstrar capacidade física de desenvolver as atividades da vaga de trabalho
– Comprovar a intenção de retornar ao Brasil após o término das atividades.
Os fazendeiros e empresas na área de agricultura, silvicultura, pesca e caça são os principais empregadores que buscam trabalhadores estrangeiros por falta de mão de obra nos EUA. As maiores oportunidades de emprego estão em pomares, fazendas e plantações de tabaco, bem como com colheitas de melão, alface, frutas e vegetais, milho e frutas vermelhas.
Como conseguir o visto H2A
A solicitação do visto H2A passa por diversas etapas, sendo que as primeiras devem ser realizadas pelo empregador interessado em contratar um estrangeiro. A empresa deve inicialmente submeter uma solicitação de Certificação de Trabalho Temporário ao Departamento de Trabalho (DOL). Com a aprovação, deve submeter uma petição com o formulário I-129 ao Serviço de Imigração (USCIS). Se aprovado, receberá o formulário I-797.
Após a aprovação do empregador, o trabalhador deve preencher o formulário DS-160 junto ao Departamento de Estado e pagar a taxa de US$160. Ele deve agendar a coleta de dados biométricos e entrevista no consulado, preparar a documentação necessária e comparecer ao CASV para coleta de impressões digitais e fotografia.
Por fim, o trabalhador deve comparecer à embaixada ou consulado para a entrevista e, se aprovado, receber o passaporte com o visto H2A em casa ou retirá-lo no consulado.
Se você deseja morar nos EUA de forma permanente ou temporária, a Brasil Unidos pode lhe ajudar com o processo imigratório. Conheça o nosso programa de Mentoria e tenha a orientação e preparação necessárias para alcançar seus objetivos.