Visto para trabalhadores religiosos nos EUA: conheça as regras de solicitação
Pessoas com ocupações relacionadas a instituições religiosas podem solicitar um visto de trabalhador religioso nos Estados Unidos. Esta autorização de viagem é concedida àqueles que irão exercer alguma atividade religiosa nos Estados Unidos a convite de uma organização reconhecida por seu trabalho na área. Neste artigo, vamos explorar o visto de trabalhador religioso nos EUA, seu público-alvo, as regras e etapas para sua aplicação.
O que é o visto de trabalhador religioso nos EUA?
O visto R-1 é conhecido como visto de trabalhador religioso nos EUA. É assim chamado porque autoriza cidadãos de vários países a viajar para os Estados Unidos para trabalhar em uma organização religiosa sem fins lucrativos. É um visto temporário, destinado a não imigrantes que trabalharão por um determinado período nos EUA e depois retornarão aos seus países de origem. Existe ainda outro tipo de visto religioso conhecido como EB-4, que é um visto de imigrante, ou seja, é permanente para quem deseja residir no país.
Quem é elegível para o visto de trabalhador religioso?
O visto de trabalhador religioso R-1 destina-se a não imigrantes que servirão como pastores, missionários ou outros trabalhadores religiosos.
Para se qualificar, você deve:
- Ser membro de uma denominação religiosa por pelo menos dois anos que tenha uma organização sem fins lucrativos nos Estados Unidos
- Trabalhe para essa organização ou sua afiliada, que apresentará a petição para classificá-lo como trabalhador R-1 não imigrante
- Ser pastor ou exercer atividade religiosa como profissão, acadêmico ou amador
- Como pastor, você deve estar autorizado a realizar ritos e cerimônias religiosas
- Como profissional com habilitações académicas, a sua licenciatura deve ser um requisito para trabalhar na sua ordem religiosa
- Como amador, você deve estar qualificado para exercer sua vocação de acordo com sua ordem religiosa
- Não trabalhar em nenhuma outra função, exceto a de trabalhador religioso
- Realizar atividades por pelo menos meio período (uma média de pelo menos 20 horas por semana).
A organização religiosa onde você vai trabalhar deve ser isenta de impostos. Para o visto EB-4, as atividades devem ser em tempo integral, com carga horária média de 35 horas semanais. Abaixo estão algumas regras sobre o visto R-1.
Como funciona o visto de trabalhador religioso nos EUA?
O visto de trabalhador religioso nos EUA é concedido inicialmente por 30 meses, podendo ser prorrogado por mais 30, portanto, o período total de permanência não pode ultrapassar cinco anos (60 meses).
Enquanto estiver nos EUA com o visto R-1, você só deve se envolver em tarefas relacionadas a ele. Se houver uma mudança no local, termos ou condições de trabalho, a organização deve solicitar aprovação antes de movê-lo para o novo endereço. Por exemplo, como pastor, você pode trabalhar em diferentes unidades de sua congregação, mas cada mudança deve ser comunicada e todos os locais devem estar sob a supervisão de sua denominação religiosa.
Cônjuges e filhos solteiros menores de 21 anos podem acompanhá-lo aos EUA com um visto R-2, mas você deve demonstrar que pode sustentá-los, pois eles podem estudar, mas não estão autorizados a trabalhar. Aqui estão as etapas para solicitar o visto R-1.
Como solicitar um visto de trabalhador religioso para os EUA
Existem várias etapas para solicitar o visto de trabalhador religioso nos EUA, e as primeiras devem ser realizadas pela organização religiosa que o contratará.
Petição para Trabalhador Religioso Temporário
O empregador deve preencher o formulário I-129 em seu nome, que é a petição para trabalhador não imigrante. Eles também devem pagar as taxas e enviar documentos que comprovem que você é elegível para o visto R-1. Uma vez que a petição seja aprovada, é sua vez de prosseguir com o processo.
Processo Consular
Preencha o formulário DS-160 online e imprima a página de confirmação. Ao preencher sua inscrição, carregue uma fotografia colorida atual de acordo com as instruções. Agende a coleta de dados biométricos e uma entrevista apresentando o número do recibo I-129 ou o formulário I-797 (aviso de ação). Pague a taxa de processo consular de US$ 190.
Documentação
Reúna a documentação necessária, que inclui:
- Um passaporte válido
- As páginas de confirmação, entrevista e pagamento de taxas do DS-160
- Uma petição de trabalho I-129 aprovada
- Uma fotografia de 5×5 cm se não for carregada.
Entrevista
Durante sua entrevista de visto na embaixada ou consulado no Brasil, um oficial consular determinará se você se qualifica para o visto de trabalhador religioso nos EUA e se o R-1 é apropriado para o propósito de sua viagem.