Fonte original: Saiba como acontece a festa de Halloween nos Estados Unidos
Conhecer e experimentar o Halloween nos Estados Unidos é uma ótima forma de imersão na cultura americana. Essa é uma das festas mais tradicionais do país, cheia de história, mitos, brincadeiras e diversão, que encanta turistas do mundo todo. Neste texto, conheceremos a origem do Halloween nos Estados Unidos, curiosidades, comidas, fantasias, costumes e como participar.
Que dia é o Halloween nos Estados Unidos?
O Halloween nos Estados Unidos é celebrado em 31 de outubro e é uma festa muito tradicional no país, tanto entre crianças quanto adultos, mas não é um feriado. Nesse dia – e nas semanas anteriores – ruas e casas ganham decoração temática e você verá muitas pessoas fantasiadas. Mas como tudo isso começou? É o que veremos a seguir.
História do Halloween nos Estados Unidos
O Halloween nos Estados Unidos tem origem em um antigo festival celta, de cerca de 2,5 mil anos, chamado Samhain, que ocorria onde hoje é a Irlanda, o Reino Unido e o norte da França. Com duração de três dias, começando em 31 de outubro, comemorava o fim do verão e a colheita, bem como a passagem de ano celta, que acontecia em 1 º de novembro.
Os celtas acreditavam que, na noite anterior ao novo ano, a fronteira entre os mundos dos vivos e dos mortos se tornava embaçada, e fantasmas e espíritos daqueles que já se foram voltavam à Terra. A presença dos espíritos tornava mais fácil para os druidas, sacerdotes celtas, fazerem previsões sobre o futuro. Para isso, armavam grandes fogueiras em torno das quais as pessoas se reuniam e ofereciam comida para apaziguar as almas. Era também uma forma de iluminar o caminho dos mortos e manter afastados os maus espíritos, sendo que, além das fogueiras, esculpiam lanternas em legumes. Durante essa celebração, usavam fantasias para se defenderem dos maus espíritos.
Quando o Império Romano conquistou o território celta, outros dois festejos foram combinados, um para comemorar a passagem dos mortos e outro para homenagear a deusa das frutas Pomona, cujo símbolo é a maçã. No ano 1000 d.C., a influência do cristianismo havia se espalhado e a igreja definiu 1º de novembro como Dia de Todos os Santos e sua véspera, 31 de outubro, passou a ser chamada de All Hallows Eve. A contração desse termo originou o nome Halloween. Assim, a fusão de elementos pagãos, celtas e cristãos ficou consagrada, dando o tom dessa tradicional festa americana. Dentre as atividades do Halloween nos Estados Unidos, crianças se fantasiam e pedem doces, adultos esculpem lanternas em abóboras e jovens brincam de pegar maçãs com a boca em uma bacia de água.
Como o Halloween chegou aos Estados Unidos?
O Halloween foi levado da Europa aos EUA no início do século 19 por imigrantes irlandeses e, com o tempo, começou a ser incorporado pelos americanos. Já nas primeiras celebrações, incluía brincadeiras, travessuras, histórias de fantasmas, leitura da sorte, dança e canto.
Como é comemorado o Halloween nos Estados Unidos?
O Halloween nos Estados Unidos é rico em detalhes, e os americanos se dedicam para fazer dessa celebração uma data sempre especial. As cidades ficam decoradas, casas e jardins exibem esqueletos, múmias, monstros, espantalhos, teias de aranha e outras alegorias. As pessoas capricham nas fantasias, muitas assustadoras e outras criativas, crianças saem a pedir doces, adultos fazem festas, e até competição de lanternas de abóboras são realizadas. Conheça algumas das principais tradições a seguir.
Costumes do Halloween
– Trick or treat: crianças se fantasiam e visitam casas da vizinhança pedindo doces e, se não ganharem, vão aprontar travessuras, como cobrir os jardins com rolos de papel higiênico
– Jack-o’-Lantern: americanos limpam o interior de grandes abóboras e as esculpem com expressões assustadoras, colocando velas acesas dentro
– Fogueiras e histórias de terror: americanos se reúnem em torno de fogueiras para passar adiante contos e lendas macabras
– Jogo das maçãs: as pessoas devem pegar maçãs pelo cabo de uma grande bacia com água, usando apenas a boca
– Locais mal-assombrados: visitar lugares com influência sobrenatural ou as sazonais atrações de casas mal-assombradas é tradição
– Festas: por todo o país, os americanos comemoram o Halloween com festas em casa, bares ou em clubes.
Fantasias de Halloween
Certamente você vai precisar de uma fantasia se passar o Halloween nos Estados Unidos. Não tenha medo de sair usando uma na rua, pois todos estarão vestidos a caráter, até mesmo os pets. Inicialmente, os adereços eram de bruxas, fantasmas, esqueletos, monstros, vampiros, zumbis, múmias, demônios, espantalhos, piratas e outros seres assustadores, mas hoje as opções são mais amplas. As pessoas também se vestem como celebridades populares, personagens de programas infantis e de filmes, princesas, super-heróis e heroínas, de abóboras e até certas profissões.
Comidas do Halloween
Além dos doces, o Halloween nos Estados Unidos tem uma gastronomia própria, com torta e pão de abóbora, pão de maçã, pipoca e maçãs carameladas, milho doce e outras guloseimas.
Curiosidades do Halloween
– É uma das maiores festas comerciais, ficando atrás apenas do Natal e do Thanksgiving em termos de quanto os americanos dedicam de seu orçamento para celebrar
– O maior desfile de Halloween acontece em Nova York
– Preto e laranja são as principais cores por simbolizarem a escuridão e a colheita de outono
– Jack-o’-Lantern tem origem em duas lendas, uma sobre um cavaleiro decapitado que teve a cabeça substituída por uma abóbora e outra sobre um homem que, impedido de entrar no céu e no inferno, vaga pelo mundo com uma lanterna
– A competição de esculpir abóboras colocou um americano no Guinness, entalhando o legume em menos de 17 segundos
– Gatos pretos, aranhas e morcegos são símbolos do Halloween por serem considerados familiares de bruxas na Idade Média, enquanto os espantalhos relembram as raízes agrícolas da data.
A diferença do Halloween no Brasil e nos Estados Unidos
A celebração do Halloween no Brasil, conhecido como Dia das Bruxas, é recente e resulta da influência da cultura norte-americana. Comemorado na mesma data, é caracterizado por festas a fantasia, mas ainda não é comum que crianças saiam em grupos sem o acompanhamento de adultos para pedir doces. Esculpir abóboras em lanternas assustadoras também não virou tradição no Brasil. Há uma corrente que argumenta que o país é muito rico em história e identidade para celebrar a tradição de outras nações, assim, em resposta a essa osmose cultural, foi criado o Dia do Saci Pererê, em homenagem ao ser mitológico do folclore nacional.
Como participar da festa de Halloween nos Estados Unidos?
Se você planeja participar de uma celebração de Halloween nos Estados Unidos, saiba que a primeira coisa que vai precisar é de um visto. Existem diversos tipos, e cada um atende um objetivo específico de viagem, como trabalho, estudos, turismo, negócios, Au Pair ou intercâmbio.