Faculdade de Direito nos EUA: como funciona, quanto custa e onde estudar?
Uma carreira internacional como advogado pode começar com o diploma de uma faculdade de Direito nos EUA. O país tem excelentes universidades com cursos na área, que figuram entre as melhores do mundo. Frequentar esses bancos acadêmicos não é privilégio apenas de cidadãos americanos, já que estudantes estrangeiros podem integrar o corpo discente. Mas é claro que existem diferenças entre o sistema educacional de lá em relação ao brasileiro, e isso também se reflete na faculdade de Direito nos EUA, conforme vamos mostrar nesse texto. Vamos falar também sobre a duração do curso, custos, onde estudar e qual tipo de visto é necessário. Acompanhe!
Como funciona a faculdade de Direito nos EUA?
A faculdade de Direito nos EUA foca em campos de estudos como legislação federal, estadual e regional, decisões da Suprema Corte e tribunais federais, e sua grade curricular é composta de disciplinas obrigatórias e eletivas. Você terá aulas que abordarão temas como Direito administrativo, teoria jurídica, métodos jurídicos analíticos, falência, Direito e ética empresarial, Direitos civis, Direito constitucional e muito mais. Entre o 2º e o 3º ano, a maioria dos estudantes, tanto americanos quanto estrangeiros, se envolve em um programa de estágio para ganhar experiência prática, o que às vezes pode levar a um futuro emprego após a formatura. Mais para o final da faculdade de Direito nos EUA, o estudante cursa as disciplinas que estejam ligadas à área na qual deseja atuar, tornando-se especialista, como Direito internacional, público, penal ou empresarial, dentre outras. Vale lembrar que, para atuar como advogado nos EUA, é necessário ser aprovado no Bar Exam, o equivalente ao exame da OAB no Brasil. Porém, essa não é uma avaliação federal e geralmente é válida apenas para o exercício da profissão no estado onde foi realizada. Na faculdade de Direito nos EUA, a metodologia tende a ser participativa, incentivando o aluno a ser protagonista do aprendizado, com participação ativa em debates, exposição de cases, seminários e outras atividades. Os professores têm um papel mais de orientador, de mediador, do que detentor do conhecimento. Os alunos devem se preparar antes das aulas, que raramente são expositivas, estudando a matéria por conta antes de vê-la em sala. Enquanto no Brasil o curso resulta em um diploma de bacharelado, a faculdade de Direito nos EUA não é uma graduação e sim uma pós-graduação. Assim, é preciso antes conquistar um undergraduate degree, o equivalente a um diploma de graduação, em qualquer concentração desejada, mas geralmente os estudantes escolhem áreas afins, que ajudem na preparação para o passo seguinte. Cursos como jornalismo, história, ciências políticas, economia e administração são alguns exemplos, sem contar bacharelados em justiça criminal ou Direitos humanos. Além disso, a grade curricular nos EUA é bastante flexível, o que permite aos alunos montarem um cronograma de acordo com seus interesses, cursando disciplinas consideradas pre-law, ou pré-Direito. Essa é uma forma de se prepararem para a fase seguinte na busca de um graduate degree, ou diploma de pós graduação, dessa vez em Direito (juris doctor degree). Então, conquistado o diploma de bacharel, o estudante deve ser aprovado no Teste de Admissão em Escola de Direito, chamado de LSAT. Essa é uma seleção rigorosa, que também exige cartas de recomendação, avaliação do histórico e de notas da etapa anterior.
Quanto tempo dura a faculdade de Direito nos EUA?
A faculdade de Direito nos EUA tem uma duração média de 3 anos, sendo cursada em tempo integral, com aulas em diferentes horários do dia. Dentro desse cronograma não estão apenas as aulas, mas o tempo de estudos individual e de preparação para os encontros. Algumas universidades oferecem a opção de cursar apenas um turno, o que eleva o tempo de conclusão do curso para 4 ou 5 anos. Como esse é considerado um curso de pós-graduação, antes é preciso conquistar um diploma de bacharel, o que requer uns 4 anos de estudos. Assim, a duração total da faculdade de Direito nos EUA é de no mínimo 7 anos.
Onde fazer faculdade de Direito nos EUA?
Escolher onde fazer sua faculdade de Direito nos EUA não é uma tarefa simples, afinal, o país é abundante em instituições reconhecidas internacionalmente, oferecendo inúmeras opções de excelência. Olhando para os mais famosos rankings de ensino superior do mundo, como QS e THE, algumas das universidades americanas que ficam entre as 100 melhores posições para seus cursos de Direito no país são:
– Harvard
– Yale
– Stanford
– NYU
– Columbia
– Berkeley, Califórnia
– UChicago
– Georgetown
– UPenn
– UCLA
– Duke
– Cornell
– Universidade da Flórida.
E por falar no “Sunshine State”, onde há uma grande comunidade de brasileiros – o que pode significar um apoio e adaptação melhores na realização do seu sonho americano de estudar, morar e trabalhar nos EUA – há ótimas universidades por lá. Segundo ranking do US News, as melhores faculdades de Direito da Flórida são:
– University of Florida
– Florida State University
– University of Miami
– Florida International University
– Stetson University
– Barry University
– Florida A&M University
– Nova Southeastern University (Broad)
– St. Thomas University.
Leve em conta que a American Bar Association, a OAB americana, não concede selo de aprovação para instituições que atuam apenas de forma online. Isso pode reduzir suas oportunidades de emprego ou mesmo impedir de fazer o Bar Exam.
Quanto custa uma faculdade de Direito nos EUA?
As mensalidades de uma faculdade de Direito nos EUA podem variar de US$ 22 mil a US$ 46 mil por ano para estudantes internacionais. Embora os EUA também possuam universidades públicas, elas não são gratuitas como no Brasil, porém geralmente são menos caras que as particulares. E há também as comunitárias, com os melhores preços. Embora os estudantes de Direito na sua maioria adquiram uma dívida de seis dígitos durante a faculdade, é possível obter um diploma sem pagar um centavo de mensalidade. Isso é o que acontece quando você ganha uma bolsa integral.
Qual é o visto para estudar Direito nos EUA?
Para cursar a faculdade de Direito nos EUA sendo brasileiro, você vai precisar de um visto de estudante. Existem diferentes tipos de visto dessa categoria e para saber qual é o mais indicado para o seu propósito de viagem e perfil, consulte o Vistômetro. Essa ferramenta gratuita não apenas informa o melhor visto para cada situação, como também calcula as suas chances de conquistá-lo.
O artigo Faculdade de Direito nos EUA: como funciona, quanto custa e onde estudar? apareceu primeiro aqui no Brasil Unidos.