Fonte original: Como conseguir cidadania americana e quem tem direito a se naturalizar
Conseguir a cidadania americana e se naturalizar é o sonho de muitos ao redor do mundo. Afinal, com ela você pode morar nos Estados Unidos de forma legal e ter os mesmos direitos de um cidadão norte-americano. Se esse é o seu objetivo, este texto foi feito para você. Aqui você encontra tudo sobre cidadania americana, quem tem direito, como conseguir, diferença do Green Card, como funciona para brasileiro com cidadania italiana, e como fica a cidadania brasileira. E se você está se perguntando se ainda vale a pena imigrar para os Estados Unidos, assista ao vídeo no nosso canal no YouTube:
Cidadania americana: o que isso significa?
Conquistar a cidadania americana significa que você será um cidadão dos Estados Unidos. Mesmo não tendo nascido lá, uma vez naturalizado, você terá os mesmos direitos de quem nasceu em solo americano. Terá direito às oportunidades de trabalho, estudo, poderá comprar uma casa com uma pequena entrada e juros mais baixos, poderá votar e até exercer cargos públicos. São mais direitos do que quem possui um Green Card. No nosso canal do YouTube você encontra um vídeo sobre vistos para imigrar.
Agora você deve estar se perguntando sobre qual a diferença entre cidadania americana e Green Card. Pois é o que veremos a seguir.
Diferença entre Green Card e cidadania americana
O Green Card permite ser residente permanente, trabalhar e estudar, mas não confere todos os direitos de um americano. Já a cidadania americana oferece não só a residência permanente, como todos os direitos de um cidadão americano, sem necessidade de renovação. Com uma cidadania americana você poderá:
- Votar
- Estudar nas universidades com taxas mais baratas
- Contratar seguro saúde do governo
- Entrar e sair dos Estados Unidos quando quiser, pelo tempo que quiser, sem precisar notificar autoridades e sem perder o direito de residência
- Solicitar residência para seus pais de forma mais rápida, desde que comprove que pode sustentá-los
- Passar a cidadania automaticamente para seus filhos não nascidos nos Estados Unidos
- Viajar com passaporte americano.
No nosso canal do YouTube você pode assistir ao vídeo sobre como tirar o sonho de imigrar do papel:
Agora que você já conhece os principais benefícios de ter uma cidadania americana, veja a seguir quem tem direito a uma.
Quem tem direito à cidadania americana
Existem dois grupos de pessoas que têm direito à cidadania americana:
Pessoas nascidas nos Estados Unidos, ou em território que pertence ao país, como Porto Rico, mesmo que seus pais não sejam americanos. Pessoas que não nasceram nos Estados Unidos, mas que são filhas (biológicas ou adotivas) de americanos.
Naturalização
Jovens menores de idade não nascidos nos Estados Unidos, mas com ao menos um dos pais naturalizado americano. Pessoas que possuem Green Card por motivos de casamento, trabalho, noivado, investidor, ou familiar de americano sustentado por ele. Assista ao vídeo sobre as 10 coisas que você precisa saber antes de se mudar para os Estados Unidos:
A seguir, veja quais são os caminhos para se naturalizar e conseguir a cidadania americana.
Como conseguir cidadania americana
De acordo com o Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS), existem quatro formas de se obter a cidadania americana:
Morar nos EUA permanentemente
Estrangeiros com status de residente permanente (Green Card) e que moram há mais de cinco anos nos Estados Unidos podem entrar com pedido de naturalização e cidadania americana. É claro que é preciso preencher alguns requisitos, como:
- Ter ao menos 18 anos
- Falar, escrever e ler em inglês
- Conhecer a história dos Estados Unidos
- Não ter antecedentes criminais, entre outros.
Se você tem dúvidas se deve investir em um imóvel antes ou depois de imigrar, assista a esse vídeo no nosso canal do YouTube:
Cidadania americana por casamento
Outra forma de conseguir a cidadania americana é casar com um americano. Antes de solicitar a cidadania, além de já estar casado, você precisa ter um Green Card e estar morando nos Estados Unidos, entre outros requisitos.
Servir o Exército americano
Você também pode conseguir a cidadania americana através do serviço militar. Se você servir ou se já serviu ao Exército americano, pode ser elegível para naturalização, desde que atenda às disposições especiais da Lei de Imigração e Nacionalidade (INA).
Ser filho de cidadão americano
Pessoas que não nasceram nos Estados Unidos, mas são filhas de americanos, podem ser naturalizadas e conquistar a cidadania americana. Existem duas formas de obter a cidadania por parentesco: no nascimento ou após o nascimento, mas antes dos 18 anos de idade. Para isso, os pais devem informar o nascimento e estabelecer o Registro de Nascimento no Exterior (CRBA). No nosso canal do YouTube você encontra o vídeo sobre quanto custa morar nos Estados Unidos, acesse:
Até aqui vimos o que é cidadania americana, suas diferenças para o Green Card, quem tem direito a uma e as formas de conquistá-la. Chegou a hora de falarmos sobre o processo de cidadania.
Como é o processo de cidadania americana?
Para solicitar a cidadania americana é preciso ter status de residente permanente (Green Card), atender aos requisitos de elegibilidade e passar pelo processo de naturalização. Veja as etapas:
- Criar uma conta on-line no site USCIS
- Preencher e enviar o formulário N-400
- Pagar taxas (US$ 640 da solicitação, US$ 85 para coleta biométrica) – militares são isentos
- Coletar impressão digital na data, hora e local informado pelo USCIS
- Comparecer à entrevista e teste (de inglês e de educação cívica) agendados pelo USCIS
- Uma vez aprovado, você vai completar o formulário N-445, participar de uma cerimônia de naturalização e fazer o Juramento de Fidelidade aos Estados Unidos.
Antes de contratar um advogado de imigração para ajudar no processo, assista ao vídeo sobre como escolher um bom profissional no nosso canal do YouTube:
Tire dúvidas sobre como se naturalizar americano
Se você ainda tem alguma dúvida quanto à cidadania americana, veja a lista de perguntas e respostas a seguir.
Filho de americano nascido no brasil tem cidadania americana?
Sim, desde que seus pais tenham requerido o Registro de Nascimento no Exterior até seus 18 anos.
Brasileiro com cidadania italiana precisa de visto americano?
Não precisa se solicitar entrada por meio do Programa de Isenção de Visto (VWP), que permite viagens de turismo ou negócios para os Estados Unidos, por até 90 dias, sem necessidade de obter um visto.
Como conseguir cidadania americana morando no Brasil?
Durante todo o processo de naturalização você precisa residir nos Estados Unidos. Para solicitar a cidadania americana, você precisa ter o Green Card, ter morado nos Estados Unidos pelos últimos cinco ou três anos e no seu endereço atual nos últimos três meses. Ainda, dentro do período de três ou cinco anos, precisa ter estado nos Estados Unidos por, no mínimo, 30 meses.
Quanto tempo demora o processo de cidadania americana?
O tempo médio vai de 8 meses a um ano, mas pode demorar mais. A duração, após iniciado o processo, pode depender de fatores como a categoria de solicitação (militar, parentesco, casamento, residente permanente) e até do estado onde você mora nos Estados Unidos.
Quem se naturalizar americano perde a cidadania brasileira?
Dificilmente isso vai acontecer. Quem tem dupla cidadania americana e brasileira por descendência, ou seja, é filho de americanos, mas nasceu no Brasil, pode manter as duas. Quando a naturalização é uma exigência do governo estrangeiro para obtenção de cidadania, como é o caso dos Estados Unidos, o brasileiro também fica protegido da perda de cidadania. No nosso canal do YouTube você encontra um vídeo com o checklist do que você precisa fazer antes de imigrar para os Estados Unidos, acesse:
Aproveite para ficar por dentro de tudo sobre imigração, vistos para os Estados Unidos e temas relacionados com os conteúdos no blog da Brasil Unidos.