Biden aumenta em 22.000 a cota de vistos H-2B
O atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, está realizando uma série de mudanças nas políticas de imigração do país. Em abril deste ano, o Departamento de Segurança Interna (DHS) anunciou o aumento dos vistos H2B. Com isso, serão adicionados 22 mil vistos aos 66 mil já permitidos anualmente pelo país.
Os vistos pertencentes à categoria H2B são voltados para trabalhadores não agrícolas. A medida vai contemplar vários setores diferentes, como o turismo, a pesca, os restaurantes e a hotelaria. Além disso, é importante frisar que tais vistos são temporários.
Essa decisão compreende o ano fiscal, a ser encerrado no mês de setembro de 2021. Outro aspecto de destaque está ligado ao fato de que 6 mil vistos H2B serão destinados aos trabalhadores da América Central. Portanto, essa região será a maior beneficiada com as mudanças nas políticas de imigração dos EUA.
O que é um visto H2B e quem é contemplado por essas mudanças na política de imigração?
De acordo com o site do DHS, o visto H2B é um visto de trabalho temporário concedido para trabalhadores que irão preencher uma necessidade sazonal, intermitente, de pico ou de um trabalho único que não seja agrícola em empresas estadunidenses.
Os vistos H2B são voltados para trabalhadores em diversos setores, tais como:
• Construção;
• Hotelaria e Resorts;
• Serviços de limpeza;
• Governos estaduais e locais;
• Parques temáticos e de diversão;
• Aquários e zoológicos;
• Parques de campismo;
• Eventos esportivos e de entretenimento;
• Jardinagem e paisagismo;
• Fabricação e processamento de alimentos devidamente certificados;
• Processamento de madeira para produtos especiais.
Para obter o visto H2B, o trabalhador estrangeiro deve ter uma oferta de emprego temporário já garantido por um empregador americano. Além disso, é necessário que o empregador comprove falta de mão de obra disponível nos Estados Unidos para realização daquela atividade.
É importante destacar que o visto é temporário, com validade de até três anos, podendo ser renovado por mais um ano. Após este prazo, o trabalhador deve retornar para o seu país de origem. O visto também é exclusivo para trabalho temporário, não permitindo que o trabalhador prossiga em sua jornada no país.
O Brasil e as mudanças nas políticas de imigração dos Estados Unidos
Segundo Renata Castro, a fundadora do Castro Legal Group, o número de vistos emitidos para brasileiros pode ser considerado baixo. A explicação da advogada para isso é que tanto empregadores quanto candidatos possuem pouco conhecimento acerca dos vistos H2B.
Nesse sentido, Castro explica que a categoria em questão é menos competitiva do que a H1B. Porém, muitas pessoas insistem em fazer uso de meios mais complexos para conseguir imigrar. Apesar disso, as mudanças nas políticas de imigração dos EUA tendem a ser benéficas para aqueles que desejam trabalhar temporariamente no país.
Portanto, se esse é o seu caso, procure por um dos assessores da Brasil Unidos para tirar as suas dúvidas. Além disso, abaixo você encontrará uma lista com os critérios necessários para conseguir um visto H2B.
• Desempenhar um trabalho temporário ou de caráter sazonal (como a pesca de mariscos, por exemplo);
• Ter um potencial empregador interessado em contratar um funcionário estrangeiro;
• Não ter vivido ilegalmente nos Estados Unidos em momentos anteriores;
• O trabalhador pode estar morando no Brasil no momento da solicitação. Entretanto, aqueles que já vivem nos EUA devem ter a sua situação legalizada no ato da solicitação.
DHS toma medidas para assegurar que estrangeiros sejam bem recebidos por empresas
Além do aumento de vistos, o DHS também está tomando medidas para assegurar que estrangeiros sejam bem recebidos por empresas dos Estados Unidos. Serão realizados investimentos para assegurar que a saúde financeira dos negócios em questão seja recuperada. Dessa forma, a contribuição da imigração para a comunidade local será efetiva.
É possível afirmar que os novos vistos ficarão disponíveis para solicitação ao longo dos próximos meses. Com isso, a expectativa é que os trabalhadores estrangeiros possam contribuir de forma positiva para diversos setores da economia estadunidense.
Conclusão
As mudanças nas políticas de imigração dos Estados Unidos, sobretudo em relação ao aumento dos vistos H2B, são uma excelente oportunidade para trabalhadores estrangeiros. Se você deseja trabalhar temporariamente no país, é importante verificar se o seu perfil atende aos critérios para obter o visto. Além disso, é fundamental contar com o auxílio de um assessor especializado em imigração para orientar e tirar suas dúvidas.
Os EUA continuam sendo um destino de grande interesse para trabalhadores de diversas partes do mundo, e a possibilidade de trabalhar legalmente no país pode representar uma mudança significativa na vida dessas pessoas. Portanto, fique atento às novidades e às oportunidades que surgem no mercado de trabalho internacional.