O famoso investidor declarou que as fundações que receberão os recursos serão administradas por seus filhos e, na ausência deles, por pessoas que ele irá escolher pessoalmente. Esta iniciativa reflete seu compromisso contínuo com a responsabilidade social.
Um Legado Filantrópico
Buffett começou sua jornada filantrópica em 2010, quando criou o Giving Pledge ao lado de Bill e Melinda Gates, comprometendo-se a doar a maior parte de sua fortuna durante sua vida ou após sua morte. Desde então, ele tem promovido doações significativas para a fundação de Gates, entre outras entidades ligadas à sua família.
“Susie e eu sempre apoiamos nossos filhos em suas iniciativas filantrópicas e estamos orgulhosos de seu comprometimento e resultados”, comentou Buffett, lembrando-se de sua falecida esposa.
Desafios da Filantropia
Apesar de sua generosidade, Buffett reconhece que a magnitude de sua riqueza apresenta desafios para seus filhos, dificultando a administração dos recursos. Para solucionar isso, ele decidiu envolver acionistas de suas empresas na distribuição das doações.
“As contribuições para a caridade aumentaram consideravelmente após meu compromisso de 2006, que depois foi ampliado”, disse ele. Além disso, Buffett anunciou que três sucessores fiduciários, escolhidos por ele, estarão encarregados de gerenciar a distribuição de suas doações após a sua e a de seus filhos.
A Sabedoria na Distribuição de Recursos
“A imensa riqueza que acumulei pode levar mais tempo para ser aplicada do que a expectativa de vida dos meus filhos. Portanto, decisões futuras devem ser tomadas por pessoas vivas e bem informadas, e não por alguém que não está mais entre nós”, avaliou Buffett, demonstrando preocupação com a eficácia da gestão de sua fortuna.
Buffett acredita firmemente nas boas intenções de todos os envolvidos no processo de doação, reafirmando seu compromisso com a filantropia.
O magnata Warren Buffett revelou à mídia sua intenção de destinar a maior parte de sua fortuna, equivalente a 871,33 bilhões, a quatro instituições beneficentes. Foto: Pixabay.