A rivalidade entre Brasil e Colômbia será colocada à prova mais uma vez neste sábado, na decisão da Copa América Feminina, que acontece no Equador. As duas seleções se enfrentam em Quito, na repetição da última final (2022), quando as brasileiras venceram pelo placar mínimo e conquistaram a taça. O time estrelado pela Rainha Marta e comandado por Arthur Elias vai em busca do nono título da competição, em dez edições.
Nas semifinais, é justo dizer que o Brasil teve menos trabalho do que a Colômbia: nossas conterrâneas venceram o Uruguai pelo elástico placar de 5 a 1, com direito a gol de número 120 da maior artilheira da “Amarelinha” – Marta fez de pênalti ainda no primeiro tempo. Já as colombianas precisaram da disputa de pênaltis para eliminar a Argentina, em um jogo disputado e emocionante. A finalíssima no estádio Rodrigo Paz Delgado, que está a uma altitude de 2.850 metros acima do nível do mar, promete ser equilibrada, como foi o jogo na fase de grupos. É bem verdade que naquele encontro, há cerca de uma semana, o Brasil jogou a maior tempo com apenas 10 jogadoras, já que a goleira Lorena foi expulsa aos 12 minutos de partida.
As duas seleções representam a maior rivalidade do futebol feminino na América do Sul atualmente. O Brasil continua sendo a grande potência, mas a Colômbia é a força emergente que ameaça o domínio verde e amarelo no esporte feminino. E este antagonismo promete continuar, já que ambas estão classificadas para as Olimpíadas de Los Angeles, em 2028.
Confira o link original do post
Matéria original por AcheiUSA
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do site acima.