Pix parcelado deve impactar uso de cartões de crédito nas compras online

Um novo estudo revela que o Pix parcelado pode transformar o panorama das compras online, reduzindo drasticamente o uso do cartão de crédito. A pesquisa da Oliver Wyman indica que a participação do cartão deve cair de 40% para 27% nos próximos dois anos, enquanto o uso do Pix deve saltar de 30% para 50%. Mas o que realmente é o Pix parcelado?
O Pix parcelado promete revolucionar as finanças ao ser mais vantajoso que o cartão de crédito. - Foto: Marcello Casal/Agência BrasilUma nova era nos pagamentos está por vir. Um estudo recente revela que a introdução do Pix parcelado pode reduzir significativamente as transações com cartões de crédito. Para consumidores e comerciantes, esta nova opção apresenta uma vantagem crucial: a eliminação das taxas associadas aos cartões, tornando as operações mais econômicas.

De acordo com uma pesquisa da consultoria Oliver Wyman, a utilização de cartões de crédito para compras online deve cair de 40% para cerca de 27% nos próximos dois anos. Enquanto isso, as transações via Pix podem crescer de 30% a 50% nesse mesmo período.

O que é o Pix parcelado?

Conhecido também como Pix garantido, o Pix parcelado permite que os usuários dividam o valor de uma compra em várias parcelas, sem que o montante total seja retirado imediatamente de sua conta.

A substituição do cartão de crédito?

Os dados da Oliver Wyman indicam que o Pix parcelado tem potencial para reduzir a dominação dos cartões de crédito como a principal forma de pagamento online. Esse movimento pode realmente transformar a forma como os consumidores realizam suas compras na internet.

Atualmente,os pagamentos feitos através de cartões representam 40% do total nas compras online. contudo, a expectativa é que, em 2027, esse percentual caia para 27%, enquanto o uso do Pix deve diminuir essa diferença a favor do novo método de pagamento.

Fique por dentro das novidades

Errou o destinatário no Pix? Aprenda a recuperar o valor transferidoO Pix já ultrapassou o uso de dinheiro e se tornou o meio de pagamento líder no BrasilPix por aproximação do Google ganhou destaque entre os usuários da carteira digital; saiba como funcionaPerspectivas para o Pix parcelado

Atualmente, o Pix parcelado já pode ser utilizado por clientes de instituições bancárias como Bradesco, Itaú, Santander, Mercado Pago, Digio, PicPay e Nubank. Contudo, uma data oficial de lançamento pelo Banco Central ainda não foi divulgada, pois o sistema está em fase de testes por várias instituições financeiras como uma alternativa viável para facilitar as compras.

Tendências no comércio

O estudo também aponta para uma transformação no comércio eletrônico. A consultoria observa uma crescente tendência em direção ao social commerce, que refere-se a vendas realizadas através das redes sociais. Além disso, o conceito de omnicanalidade, que integra experiências de compra nos canais físicos e digitais, tende a se destacar no setor.

as tarifas eliminadas pelas transações do Pix parcelado tornam o pagamento mais acessível. - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil Segundo especialistas, a proposta do Pix parcelado representa uma forma de pagamento mais econômica, eliminando as tarifas dos cartões. – Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Veja também

Dólar despenca e atinge a menor cotação desde setembro de 2024

Na segunda-feira, o dólar registrou uma queda significativa, fechando a R$ 5,4350, o menor patamar desde setembro do ano passado. Esse movimento, que já representa uma desvalorização de mais de 12% no semestre, é impulsionado por uma combinação de fatores, incluindo expectativas sobre o Federal Reserve e o apetite do

Dólar despenca e atinge a menor cotação desde setembro de 2024

Na segunda-feira, o dólar registrou uma queda significativa, fechando a R$ 5,4350, o menor patamar desde setembro do ano passado. Esse movimento, que já representa uma desvalorização de mais de 12% no semestre, é impulsionado por uma combinação de fatores, incluindo expectativas sobre o Federal Reserve e o apetite do