A quantidade de brasileiros listados para deportação dos Estados Unidos excede em muito o número de aviões que realizam essas repatriações. Essa informação foi divulgada pela Ministra dos Direitos humanos e Cidadania, Macaé Evaristo, em uma coletiva de imprensa realizada em Belo Horizonte.
No dia 7 de setembro, 100 brasileiros chegaram ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, vindo do Texas. Este foi o 15º voo dedicado à deportação desde o início da administração de Donald Trump, e desde fevereiro, mais de 1.300 brasileiros foram repatriados.
Em relação ao atraso na chegada dos deportados e ao fato de chegarem algemados,a ministra esclareceu as iniciativas de acolhimento implementadas pelo governo federal assim que eles pisam no território brasileiro. Ela ressaltou que a organização dos voos parte das autoridades americanas.
“Desde que começamos a negociar diretamente, nosso objetivo tem sido garantir uma gestão estruturada para esta chegada e preparar uma operação de recepção para aqueles que retornam”, compartilhou a ministra. Recentemente, o Governo Federal lançou o programa ‘Aqui é Brasil’, que visa proporcionar suporte a deportados e repatriados. Assim que desembarcam, os brasileiros passam por uma triagem para avaliar suas principais necessidades e demandas. Minas Gerais continua sendo o estado que mais acolhe repatriados, seguido por Rondônia, São Paulo, Goiás e espírito Santo.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes