Sérgio Mendes, ícone da bossa nova, falece aos 83 anos em Los Angeles
O renomado artista brasileiro Sérgio Mendes nos deixou aos 83 anos na última sexta-feira (6) em Los Angeles, devido a complicações decorrentes do Covid prolongado. Mendes ganhou fama internacional nos anos 60 com sua banda Brasil ’66 e foi fundamental para popularizar a bossa nova globalmente. Sua família informou que ele “faleceu pacificamente“, ao lado de sua esposa Gracinha Leporace Mendes e seus filhos. Mendes encerrou sua carreira com uma série de emocionantes shows em Paris, Londres e Barcelona em novembro de 2023.
Nascido em Niterói no dia 11 de fevereiro de 1941, Mendes começou sua jornada musical desde jovem, tocando em casas noturnas do Rio de Janeiro. Inspirado por Tom Jobim, ele formou o Sexteto Bossa Rio e lançou seu primeiro álbum em 1961. Ao se mudar para Los Angeles em 1964, criou o grupo Brasil ’65 que mais tarde se transformaria no famoso Brasil ’66. O hit “Mas Que Nada” foi um dos grandes sucessos produzidos por Herb Alpert durante essa época.
Além da música, Sérgio Mendes também se destacou na produção de trilhas sonoras para filmes animados como “Rio” e “Rio 2” dirigidos por Carlos Saldanha. Em reconhecimento ao seu talento musical, ele foi indicado ao Oscar de Melhor Canção Original em 2012 pela música “Real in Rio”. Com diversos álbuns aclamados ao longo dos anos como o incrível “Timeless” lançado em 2006, Sérgio Mendes continuava a influenciar gerações até os dias atuais.
Leia mais sobre a notícia aqui
Artigo original publicado por AcheiUSA
Todas as imagens são rio das Relações com EUA em evento no Egyptian Theatre”>propriedade exclusiva do site mencionado acima.