Em 2024, Massachusetts alcançou uma notável diminuição de mais de 36% nas fatalidades por overdose de opioides, conforme relatório do Departamento de Serviços de Dependência Química do estado. Dados nacionais indicam que esses incidentes caíram para o menor patamar desde 2013, um progresso que se reflete entre diversas raças e etnias, comentou a diretora do órgão, Deirdre Calvert.
Este declínio se alinha a uma tendência mais ampla de redução nas mortes por overdose, tanto em Massachusetts quanto em outras partes dos Estados Unidos. Informações recentes dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) revelaram uma queda aproximada de 27% em fatalidades por overdose no país, de 2023 para 2024. Além disso, dados preliminares do CDC estimam que as mortes por overdose em Massachusetts caíram cerca de 33% durante o mesmo intervalo. Na cidade de Boston, um estudo divulgado em junho destacou uma redução de 38% nas fatalidades por overdose de opioides em 2024 em comparação ao ano anterior, marcando o menor total desde 2015.
No total, Massachusetts registrou 1.763 mortes ligadas a opioides entre julho de 2023 e junho de 2024, das quais 95,8% foram atribuídas a overdoses, conforme painel de dados estadual atualizado semestralmente.
Embora a redução seja um sinal positivo, o cenário ainda é preocupante devido à presença constante de substâncias perigosas, como o fentanil e a xilazina, no mercado de drogas.Calvert destacou que, apesar de apenas 88,1% das mortes terem passado por exames toxicológicos, os resultados mostraram fentanil em cerca de 92% desses casos, enquanto quase 56% apresentaram cocaína.
“Nos últimos anos, o fentanil tem sido combinado com o sedativo veterinário xilazina”, observou Calvert. Em 2024,a xilazina foi identificada em 34% das amostras analisadas pela rede de dados de fornecimento de drogas de Massachusetts,estando presente em 16% das mortes por overdose de opioides.
A disponibilização da Naloxona, conhecida popularmente como Narcan, também aumentou significativamente nos últimos anos. Especialistas acreditam que essa acessibilidade tem um papel crucial na redução do número de mortes por overdose de opioides entre usuários de substâncias.
Leia o post original aqui
Matéria original por Brazilian Magazine
todas as imagens são de autoria e responsabilidade do site acima.