As apreensões de migrantes que atravessam irregularmente a fronteira sul dos EUA caíram para o seu ponto mais baixo em anos, após a imposição de novas restrições ao asilo, informou o Departamento de Segurança Interna.
Na última semana, as autoridades registraram uma média de 2.400 detenções diárias, um número não visto desde 2021, destacaram as autoridades norte-americanas num comunicado.
O presidente Joe Biden ordenou recentemente a suspensão do processamento de asilo na fronteira dos Estados Unidos com o México caso o número de entradas ilegais atinja um limite que considera excessivo.
A medida entrou em vigor imediatamente, pois a nova política é acionada quando as prisões por entrada ilegal chegam a 2.500 por dia.
Cerca de 4.000 pessoas entram nos Estados Unidos todos os dias. Esta é uma grande mudança nas questões de imigração, uma questão crucial durante um ano eleitoral, que expôs Biden às críticas dos republicanos pelo aumento sem precedentes de recém-chegados.
A imigração é uma das principais preocupações dos eleitores; muitos deles dizem que Biden não fez o suficiente para proteger as fronteiras do país.
O ex-presidente Donald Trump, o presumível candidato presidencial republicano, fez da imigração uma pedra angular da sua campanha, dizendo que deportará pessoas que entrarem ilegalmente nos Estados Unidos e tomará outras medidas para reprimir a imigração.
Depois de Biden ter anunciado o seu plano para restringir o acesso ao asilo na fronteira sul, os opositores processaram-no, dizendo que não era diferente de uma iniciativa semelhante anunciada durante a administração Trump.
Confira o link original do post
Todas as imagens são de autoria e responsabilidade do link acima. Acesse para mais detalhes