Uma repórter chinesa está chamando a atenção nas redes sociais ao afirmar que o Brasil está saindo vencedor na disputa comercial entre Trump e a China. Em um video envolvente, Yang Tanli, que adota o nome brasileiro de Olívia Yang, apresenta suas ideias em português e traz uma perspectiva otimista sobre as relações entre os países.
Em sua análise, Olívia desmistifica as intricadas questões da guerra tarifária, utilizando uma abordagem acessível. Ela destaca a resiliência cultural da china,afirmando: “O desejo do adversário tem um limite. Nas escolas chinesas, essa máxima é ensaiada. Ceder aos EUA no momento pode parecer fácil, mas as próximas gerações arcariam com as consequências.”
Segundo ela, a China não apenas resistirá às pressões dos EUA, mas está ampliando suas compras do brasil, especialmente de soja.“Os EUA aplicam taxas que ultrapassam 145% aos produtos chineses,e nossa reação não é de submissão”,explica Yang.
Para Olívia, a trajetória da China indica um estreitamento das relações com o brasil. Atualmente, a China figura como um dos principais parceiros comerciais do Brasil, ao lado dos Estados Unidos e da União Europeia. No primeiro trimestre deste ano, esse intercâmbio comercial teve um crescimento significativo.
As importações que o brasil realiza da China são vastas, incluindo desde automóveis a equipamentos elétricos e defensivos agrícolas, como inseticidas e herbicidas. Por outro lado, os produtos que a China adquire do Brasil são majoritariamente alimentares, abrangendo frutas, legumes e carnes.
Natural da província de Jiangsu, situada no sul da China, Olívia formou-se na Universidade de Comunicação da China, com especialização em português. sua vivência no Brasil, onde residiu em Porto Alegre e no Rio de Janeiro, a tornou uma verdadeira embaixadora cultural, especialmente com seu filho, Vinícius, que é brasileiro.
Com o intuito de se tornar a “ponte” entre brasil e China, ela acumula mais de 165 mil seguidores em suas redes sociais, onde é admirada, inclusive por figuras públicas como a cantora Zélia Duncan. Seus vídeos frequentemente alcançam até 500 mil visualizações.
A empatia e a clareza de Olívia em explicar as consequências da guerra comercial geraram muitos elogios nas redes sociais. Zélia Duncan expressou seu apoio com emojis de coração, enquanto outra seguidora declarou: “É assim que se demonstra patriotismo, contando sua história com dignidade e sem subserviência.”
Outros usuários também destacaram sua habilidade de comunicação. “Incrível como ela consegue transmitir informações de maneira tão simples e pacífica”, comentou uma internauta.
Olívia Yang, uma repórter que já passou tempo no Brasil, defende que a guerra comercial entre Trump e a China será favorável ao país sul-americano. Ela antecipa um aumento nas exportações de filmes brasileiros, entre outros produtos.
Conheça o conteúdo original da matéria aqui. Todas as imagens são de propriedade e responsabilidade do site de origem.